*Por Juliano Rangel – Colaborador do Futebol Latino
A vitória do Grêmio sobre o Godoy Cruz, na Argentina, por 1 a 0, na noite da última terça-feira, pela partida de ida das oitavas da final de Copa Libertadores, deixou o técnico Renato Gaúcho mais próximo de entrar para um grupo que já conta com sete técnicos: os campeões da competição como jogadores e treinadores.
Leia Mais: Vai e Volta: Após anunciarem aposentadoria, eles voltaram aos gramados
Fora de casa, River Plate domina Guaraní e abre vantagem no duelo
Além de Renato, que foi campeão como jogador, com o próprio Grêmio, em 1983, os treinadores Roger Machado, do Atlético Mineiro, que foi campeão também com o Grêmio, em 1995, e Martín Lasarte, do Nacional, campeão do torneio com o clube, em 1988, também buscam ser o oitavo treinador a figurar nesta lista. O Futebol Latino traz a lista completa.
LUIS CUBILLA
Peruano que atuava como atacante, Cubilla foi campão tricampeão da Libertadores, jogando pelos dois maiores rivais do futebol uruguaio, Nacional e Penãrol. Os títulos com o Penãrol vieram, em 1960 e 1961, já a conquista pelo Nacional, ocorreu em 1971. Após pendurar as chuteiras, Cubilla comandou o Olimpia no bicampeão da América, em 1979 e 1990.
ROBERTO FERREIRO
Argentino que atuava como defensor, Ferreiro foi bicampeão do torneio jogando pelo Independiente, em 1964 e 1965. Como treinador, também do clube de Avellaneda, levou a equipe a conquista da Copa Libertadores de 1974.
HUMBERTO MASCHIO
Argentino que atuava como atacante, Maschio foi campeão da Libertadores de 1967, pelo Racing. Depois de encerrar a carreira e já como treinador, Maschio levou o maior rival do Rancing, o Independiente, ao título da América, em 1973.
JUAN MARTÍN MUJICA
Uruguaio que jogava como lateral-esquerdo, Mujica foi campeão da Libertadores pelo Nacional, em 1971. Também foi campeão do torneio pelo Rey de Copas, desta vez como treinador, em 1984.
JOSÉ OMAR PASTORIZA
Argentino que atuava no meio-campo, Pastoriza foi campeão da Copa Libertadores com o Independiente, em 1972. Como treinador, também levou o clube de Avellaneda à conquista do torneio, em 1984.
NERY ALBERTO PUMPIDO
Argentino que jogava como goleiro, Pumpido foi campeão da América pelo River Plate, em 1986. Como treinador, o ex-arqueiro comandou o Olimpia na conquista da Libertadores, em 2002.
MARCELO GALLARDO
Argentino que atuava no meio-campo, Gallardo foi campeão do torneio com o River Plate, em 1996. Depois de pendurar as chuteiras, Gallardo retornou aos Millonarios, para comandar a equipe no título da Libertadores de 2015.