bonus de cadastro

Três pessoas são condenadas à prisão por racismo contra Vini Jr

tres-pessoas-sao-condenadas-a-prisao-por-racismo-contra-vini-jr-futebol-latino
Foto: Jose Jordan/AFP via Getty Images

Pela primeira vez na história da justiça da Espanha, uma condenação em caráter penal acontece pela prática de racismo. Nesta segunda-feira (10), três torcedores do Valencia foram condenados a cumprirem oito meses de prisão por proferirem ataques racistas contra Vini Jr. O julgamento em questão ocorreu no Tribunal de Instrução N° 10 da cidade situada no Principado das Astúrias. Além da restrição de liberdade, os três condenados receberam multas além de estarem proibidos de frequentar qualquer estádio do país por dois anos.

Leia mais: Técnico Gabriel Magalhães agradece período na Tailândia
Imprensa árabe indica acerto entre Al-Hilal e Flamengo por Michael
Em decisão na Colômbia, Bucaramanga sai na frente do Santa Fe

O caso em questão aconteceu no dia 21 de maio e representou a maior manifestação de racismo, até o momento, contra o atacante do Real Madrid. Com isso, apesar de um grande contingente de torcedores ter feito imitações de macaco e gritado “macaco” para o brasileiro, apenas três figuras foram devidamente identificadas e julgadas até então.

Diferentes posições

Nas redes sociais, Real Madrid, o próprio Vini Jr e o presidente de LALIGA, Javier Tebas, se pronunciaram sobre a decisão. No caso do Real, a publicação se limitou ao caráter informativo. Bem diferente, aliás, do que fizeram o brasileiro e o atual mandatário da entidade que rege os torneios nacionais na Espanha.

“Muitos pediram para que eu ignorasse, outros tantos disseram que minha luta era em vão e que eu deveria apenas “jogar futebol”. Mas, como sempre disse, não sou vítima de racismo. Eu sou algoz de racistas. Essa primeira condenação penal da história da Espanha não é por mim. É por todos os pretos. Que os outros racistas tenham medo, vergonha e se escondam nas sombras. Caso contrário, estarei aqui para cobrar. Obrigado a LALIGA e ao Real Madrid por ajudarem nessa condenação histórica. Vem mais por aí”, publicou Vini.

“Esta sentença é uma ótima notícia para a luta contra o racismo na Espanha, pois repara os danos sofridos por Vinicius Junior e envia uma mensagem clara para aquelas pessoas que vão a um estádio de futebol para insultar que a LaLiga irá detectá-los, denunciá-los e haverá consequências criminais”, avaliou Tebas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Futebol Latino 2023