bonus de cadastro

Transmissão aberta: o que esperar dos estaduais transmitidos por live e streaming?

transmissao-aberta-o-que-esperar-dos-estaduais-transmitidos-por-live-e-streaming-Futebol-Latino-18-02
Foto: IStock

Neste ano, os torcedores não podem reclamar de falta de opção para assistir aos principais campeonatos estaduais do Brasil. Os campeonatos Carioca e Paulista estão sendo transmitidos em diversas plataformas de lives e streaming, além da tradicional exibição na televisão.

Leia mais: Ajax indica que vai comprar dois talentos da América do Sul
Reinaldo Rueda tem data para sair da seleção colombiana

Quem estava acostumado a assistir aos jogos apenas na televisão pode estranhar um pouco, mas esse é um movimento que vem acontecendo desde 2021, depois da alteração na legislação sobre os direitos de transmissão, que mudou a forma com a qual essa negociação é feita entre clubes e emissoras. No ano passado, por exemplo, o Campeonato Carioca foi exibido apenas na plataforma da Ferj. Assim como, para aproveitar essa variedade de locais para se acompanhar os jogos, uma boa pedida é acompanhar as cotações das melhores casas de apostas para unir lucro e diversão.

O Campeonato Paulista pode ser assistido na TV pelos canais Record e Premiere, mas também é possível ver no site R7, nas plataformas de streaming Playplus, HBO Max, Paulistão Play e Estádio TNT e no canal da Federação Paulista de Futebol (FPF), no YouTube. Já o Campeonato Carioca está sendo exibido no streaming da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), o Cariocão Play, nos canais da Twitch dos streamers Casimiro e Gaules, nas TVs dos clubes e na Record TV e em suas plataformas digitais (R7 e Playplus).

Apesar das transmissões do futebol brasileiro em plataformas online ainda terem ares de novidade, isso já acontece há alguns anos com outras modalidades (como as partidas de basquete da NBB e da NBA) bem como em relação ao futebol internacional.

Além da mudança na Lei do Mandante, outra explicação por trás desse movimento é a tentativa de federações e clubes se aproximarem do público jovem. A turma mais nova não acompanha os jogos com tanta assiduidade, já que não assiste à televisão com a mesma frequência dos mais velhos. A ideia dos novos formatos de transmissão é atraí-los, ocupando os espaços que eles frequentam na internet, e contando com a ajuda de influenciadores que eles acompanham, como os já citados Casimiro e Gaules, Chicungunha, do canal Desimpedidos, e Alê Xavier, do canal Passa a Bola.

O que podemos esperar dos estaduais transmitidos por live e streaming?

Como assistir aos jogos direto do computador ou pelo iPhone X ainda é uma experiência nova, ainda não há como cravar se vai dar certo. O que sabemos é que é um cenário com potencial, mas também desafiador.

Apesar do número de brasileiros com acesso à internet ser alto, aqueles que têm televisão ainda são maioria: 96,3% versus 82,7% dos domicílios no país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, a diferença de acesso entre moradores das regiões urbanas e rurais é bem maior quando se trata da internet.

As plataformas também precisam investir em melhorias. Não são poucos os relatos de torcedores que reclamam de atraso no sinal, travamento e imagem ruim. Na partida entre Flamengo eVvolta Redonda, no último dia 29 de janeiro, parte dos internautas nem conseguiu assistir ao primeiro tempo, devido à falta de sinal na TV do clube rubro-negro e no Cariocão Play.

Ainda assim, esse é de fato um espaço com potencial para atrair os torcedores mais jovens. No jogo de estreia do canal do Casimiro, o jogo entre Flamengo e Portuguesa foi visto por 178,8 mil espectadores. E a chegada do 5G ao Brasil deve aperfeiçoar as transmissões.

Como tudo que é novidade, os jogos exibidos em lives e streamings causam estranhamento em um primeiro momento e vêm acompanhados de falhas das empresas. Cabe a elas e aos clubes fazerem os ajustes necessários e, sobretudo, ouvir a voz dos torcedores para que possam ter boas experiências assistindo aos jogos, independentemente da faixa etária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Futebol Latino 2023