*Por Marco Aurélio da Silva Júnior
Desportiva Ferroviária – Brasil
A Desportiva Ferroviária é um time com uma certa tradição no Brasil, um dos mais tradicionais do Espírito Santo. Em 1963 o clube foi criado em uma fusão entre todos os times controlados pela companhia Vale do Rio Doce. Já disputou por diversas vezes as séries A, B e C do Brasileirão e foi campeã capixaba em 18 oportunidades.
Leia mais: Torcedores de Tigres e Veracruz entram em conflito; Confira o vídeo
Jovem estreando como titular no Alianza Lima é flagrado saindo do estádio de táxi
O time do Estádio Engenheiro Araripe tem a torcida organizada “Grenamor”, fazendo alusão à principal cor do time, o grená, e ao amor do torcedor pelo clube. É uma torcida extremamente apaixonada, e mesmo com o time disputando apenas o capixaba regularmente, sempre caminha junto. A música cantada no vídeo é uma adaptação da canção “Muchachos, traigan vino juega la acade” do Racing Club, que contagia a todos.
Racing Club – Primera División Argentina
Como citado anteriormente, o Racing Club tem uma torcida apaixonada e que contagia muitos amantes do futebol, entre eles Mauro Cezar da ESPN. O torcedor de “La Academia de Avellaneda” tem muito orgulho e paixão pelo seu time, 17 vezes campeão argentino, além de uma vez campeão da Libertadores seguido de Interclubes sobre o Celtic da Escócia.
No ano de 1999, com o presidente Héctor Lalín, o Racing fez uma péssima campanha nos campeonatos nacionais. Com uma dívida gigantesca que só não impediu o clube de disputar o argentino, graças à uma lei que permitia o pagamento a longo prazo. O presidente pediu falência do clube, com isso, o Racing foi proibido de jogar a primeira rodada da Clausura. Mas, mesmo diante de toda a situação e sem a bola rolar, a sua torcida lotou o estádio, levando assim o maior público da rodada, com isso salvando o Racing Club de ir a leilão.
Além dessa, existem mais algumas histórias que demonstram todo o amor dessa hinchada pelo time do coração. É realmente uma torcida que deveria servir de exemplo para muitas, pois além de muito apaixonada, também sempre caminha junto ao time, na boa e na má fase.
Huracán – Argentina
Apesar de não ser multicampeão e não ter a mesma dimensão que o seu maior rival, San Lorenzo, o Huracán tem grande representatividade na história do futebol argentino e, nos últimos anos, tem conseguido ingressar até mesmo com maior relevância no cenário sul-americano em participações de destaque na Copa Libertadores e também na Copa Sul-Americana.
E, para fazer jus a todo essa tradição do Globo (apelido do clube pelo formato de seu símbolo ser o de um balão, globo em castelhano), uma música que representa tanto a constante luta da equipe alvirrubra para permanecer sempre no mais alto patamar do futebol argentino e também a constante rivalidade com o Ciclón.