*Por Renan Liskai
O dia 26 de junho se tornou uma data marcante no calendário da torcida do Boca Juniors. Não porque o clube conquistou algum título ou vitória importante nesta data, mas sim por conta do rebaixamento do River Plate para a 2ª divisão em 2011. Desse modo, neste último sábado, os fãs Xeneizes foram às ruas para celebrar mais um ano do fato.
Leia mais: Depois de desistir de acerto com Cruzeiro, meia fecha com Atlético Nacional
Cinco anos do dia que Messi renunciou à seleção da Argentina; entenda
Com “passeatas” espalhadas em todo o país, faixas, caixões e várias letras “B” foram vistas junto aos torcedores do Boca. As brincadeiras foram vistas na internet e logo se espalharam pelas ruas da Argentina. Em suma, o principal centro de concentração foi a região do bairro La Boca, onde fica o estádio de La Bombonera. Contudo, a intenção dos fãs em marchar até o Obelisco não pôde acontecer devido ao forte policiamento no local.
A gozação não ficou limitada somente ao grande reduto de torcedores Xeneizes. De acordo com o diário “Olé”, a região de Núñez, onde fica o estádio do River Plate, também contou com marchas de fãs com fumaça preta e balões da mesma cor.
Em 2011, o River Plate foi superado pelo Belgrano no jogo de ida, em Córdoba, por 2 x 0, e apenas empatou em 1 x 1 em casa, o que decretou o rebaixamento da equipe nos playoffs de acesso/descenso. O dia 26 de junho, que antes era de festa devido ao título da Libertadores conquistado pelos Millonarios em 1996 sobre o América de Cali se tornou uma data marcante também pelo aspecto negativo.
Veja o vídeo: