*Por Mônica Alvernaz – Colaboradora do Futebol Latino
Apesar de ser conhecido como o país do futebol, o Brasil não ocupa há algum tempo a liderança do ranking da FIFA, que traz a listagem dos melhores times do mundo. Após desempenhos ruins nos últimos anos, a seleção Brasileira chegou a ocupar o 8º lugar do ranking em uma das atualizações feitas no ano passado. No ranking divulgado nessa quinta (7) pela FIFA, a seleção Brasileira subiu uma posição em relação à última que foi divulgada e ocupa agora o 6º lugar.
Acaba o contrato de Javier Saviola com o River, jogador não marcou nenhum gol
Esporte Interativo se aproxima de clubes para Brasileirão 2016
Ao lado do Brasil, mais 3 sul-americanos marcam presença na lista. A Argentina ganhou uma posição e agora é vice-líder na listagem. No caminho inverso, a seleção da Colômbia perdeu 1 posição e agora é a 8ª no ranking da FIFA. Fechando a participação das seleções Sul-Americanas no top 10, o Chile se manteve em 5º lugar do final do ano para cá.
Assim como na atualização realizada no final de 2015, a Bélgica segue liderando o ranking da FIFA e as seleções do top 10 permanecem as mesmas, apenas com algumas alterações nas posições entre elas.
Nas demais colocações do ranking, as mudanças mais relevantes foram: o México, mesmo sem jogos, sofreu a queda de uma posição e agora ocupa o 23º lugar. Mais abaixo no ranking, a Suécia subiu para 34º, enquanto a Polônia ocupou a antiga posição da seleção sueca e agora está em 35º no ranking. As maiores alterações ficaram por conta das seleções da Tailândia e de Cuba. Enquanto a primeira foi a que mais ascendeu no ranking, subindo 12 colocações e chegando a 121ª posição, a Cubana foi quem mais perdeu pontos e agora amarga o 136º lugar do ranking da FIFA.
Confira abaixo o top 10 do ranking da FIFA em sua primeira atualização em 2016:
1. Bélgica
2. Argentina
3. Espanha
4. Alemanha
5. Chile
6. Brasil
7. Portugal
8. Colômbia
9. Inglaterra
10. Áustria