*Por Danilo Di Grado
Após o 3 a 0 no confronto de ida, a equipe do Tolima apenas administrou a vantagem na noite desta terça-feira, no estádio Deportivo Cali, empatando sem gols com os donos da casa para avançar a fase de grupos da CONMEBOL Sul-Americana.
Leia Mais: Sul-Americana: 12 de Octubre vence Nacional nos pênaltis e vai a fase de grupos do torneio
Sul-Americana: Emelec vence o Macará e avança na competição
Com isso, a equipe comandada por Hernán Torres Oliveros agora aguardará o sorteio que será realizado na próxima sexta-feira, para saber quem serão os seus próximos adversários.
O jogo
Mesmo precisando do resultado, a equipe do Deportivo Cali iniciou o duelo sendo pressionada pelo Tolima. Nos primeiros 10 minutos, as duas boas oportunidades até então foram de Jaminton Campaz, assustando o goleiro Guillermo Ravelo.
Entretanto, não querendo deixar o adversário crescer em campo, os mandantes partiram pra cima. Sendo assim, em boas descidas para seu campo de ataque, Angulo, Vellasco e Pérez e companhia praticamente bombardearam o gol de Alvaro Montero, mas em todas a bola insistiu em não balançar a rede mantendo o placar sem alterações.
Na reta final da etapa, o panorama do jogo era basicamente igual. Com mais algumas chegadas, novamente o Cali com Pérez, Angulo e depois com Caicedo, não davam um minuto de tranquilidade ao arqueiro adversário que, por sua vez, seguia mantendo-se atento aos lances dando a deixa para arbitragem mandar os jogadores para os vestiários.
Com os dois times voltando para o segundo tempo, apenas o técnico do Cali é quem optou por mudanças ao colocar Ramírez, Vásquez e Rodríguez. Não muito diferente, o início da última etapa foi até marcado por um certo equilíbrio, com ambos conseguindo oferecer perigo através de Rodríguez, para os donos da casa, e Castrillón, para os visitantes, porém as duas chances não resultaram em gol.
Vendo o tempo passar, os Verdiblancos mantinham-se melhor em campo em busca de seus tentos. Praticamente seguindo o mesmo padrão, o poder de ataque com Rodríguez, Torres, entre outros, tentavam furar o bloqueio feito pela zaga do Tolima que, por sua vez, finalizava apenas com Campaz isolado na frente.
Apostando suas últimas fichas, os donos da casa pareciam não ter mais tantas forças para tentar, ao menos, a vitória no confronto. Sendo assim, o treinador Hernán Torres Oliveros gastou o tempo realizando algumas substituições garantindo o empate sem gols e fazendo com que sua equipe avançasse na competição.