*Por Danilo Di Grado
Na noite desta quinta-feira (9), Jorge Wilstermann e Tolima entraram em campo em partida válida pela sexta rodada do grupo G da Libertadores, no estádio Félix Capriles, localizado em Cochabamba, na Bolívia.
Leia mais: Derrotado pelo Palmeiras, técnico do San Lorenzo discute com torcedor
Godoy Cruz derrota U. de Concepción e se garante nas oitavas da Libertadores
Com o resultado de 2 a 0, os comandados de Alberto Gamero chegaram aos oito pontos, ficando na terceira colocação da chave, e assegurando sua vaga para a outra competição continental. Já a equipe de Norberto Kekes encerrou sua participação na última colocação, com apenas cinco pontos conquistados.
Primeiro tempo
Com início de jogo mais equilibrado, nos primeiros 10 minutos de confronto as equipes se estudavam muito, não tendo nenhum lance de perigo, a não ser o arremate de Marco Pérez, sem sucesso.
Aos poucos as equipes se soltavam em campo, com os bolivianos também arriscando algumas jogadas. Porém, aos 18 minutos, foram os colombianos que abriram a contagem com Marco Pérez, dando tranquilidade ao técnico Alberto Gamero.
O tento sofrido acabou ligando o sinal de alerta por parte do time local. Com isso, os comandados de Norberto Kekes passaram a arriscar chutes de fora da área com Serginho, Jorge Ortíz e Ricardo Pedriel, mas sem grandes sustos para o goleiro Álvaro Montero.
Até os acréscimos o panorama do confronto era basicamente igual. O Wilstermann seguia pressionando e tentando ficar mais com a posse de bola, fazendo com que o Tolima apenas se segurasse em seu campo defensivo e apostando em contra-ataques até o apito final.
Segundo tempo
No retorno para os últimos 45 minutos, ambos os técnicos mantiveram seus esquemas iniciais. Diferente de como foi na primeira etapa, os bolivianos iniciaram pressionando o adversário com alguns chutes de fora da área, deixando o adversário atento às ações.
Porém o Tolima foi tentando equilibrar o duelo, conseguindo também criar alguns bons lances contra o goleiro Arnaldo Giménez.
E nessas tentativas, aos 17 minutos, os visitantes chegaram ao segundo gol. Alex Castro, aproveitando o bom momento, tratou de ampliar a vantagem e deixar oTolima ainda mais tranquilo.
Com o resultado de 2 a 0, os colombianos praticamente apenas se seguravam na defesa. Sendo assim, o treinador Norberto Kekes, na esperança de conquistar uma possível virada, optou por algumas mudanças, entre elas tirando o zagueiro brasileiro Alex Silva para colocar eu seu lugar o atacante José Ariel Núñez.
Entrentanto as substituições pouco adiantaram, e o Tolima conseguiu segurar o resultado até o árbitro encerrar o confronto em Cochabamba.