*Por Renan Liskai
O Cruz Azul tem vaga garantida na disputa dos playoffs do Apertura da Liga MX. Entretanto, o clube terá um problema no seu próximo jogo em casa, isso porque não poderá contar com a sua torcida. Na última quinta-feira (4), gritos homofóbicos surgiram das arquibancadas do estádio Azteca quando o goleiro do León fazia as reposições de bola. Sendo assim, depois de avaliar o caso, a Federação Mexicana optou por punir a equipe com uma partida com portões fechados.
Leia mais: Vai chegar? Beccacece se derrete por gigante sul-americano: “Uma seleção”
Boca Juniors mira a contratação de mais um jogador da Seleção Peruana
Ao longo dos 90 minutos, a partida foi paralisada duas vezes pelo árbitro no México, ocasionando em 11 minutos a mais na conta final do duelo. De acordo com informações da organização do campeonato, cerca de 140 torcedores foram retirados por seguranças após serem flagrados propagando atos de homofobia.
Sendo assim, com a punição imposta pela entidade máxima do futebol do México, o Cruz Azul terá de disputar seu jogo pelas oitavas de final do Apertura com os portões fechados, com um adversário que ainda será definido neste domingo (7).
Este não é um caso isolado envolvendo os fãs da equipe. Nas semifinais da Concachampions, os jogadores chegaram a ir para os vestiários após a arbitragem interromper a partida por gritos homofóbicos direcionados ao goleiro Andrada, do Monterrey, rival do Cruz Azul àquela altura.
“A Comissão Disciplinar informa que, após o estudo e análise das provas fornecidas e recolhidas no procedimento de investigação sobre os gritos discriminatórios no estádio Azteca durante o jogo disputado na quarta-feira, 3 de novembro, entre os Clubes Cruz Azul x León, correspondentes ao Dia 11 do Torneio #GritaMéxicoA21 da LIGA BBVA MX, esta autoridade resolve:
Sanção do Clube Cruz Azul com Veto de Estádio para um jogo , pelo aparecimento de grito discriminatório durante o referido jogo e pela aplicação do protocolo antidiscriminação.
O Clube Cruz Azul está avisado sobre a sua conduta futura, pois caso volte a cometer este tipo de ação, a Comissão Disciplinar poderá impor sanções mais severas contra ele”, afirmou a Federação Mexicana em nota oficial.