*Por Mônica Alvernaz – Colaboradora do Futebol Latino
O jogo entre São Paulo x The Strongest, pelo grupo 1 da Libertadores, acontece nessa quarta (17) às 19h30 no estádio do Pacaembu, em São Paulo. Mas a ansiedade já faz parte da rotina do The Strongest há muito mais tempo. O jogo remete aos torcedores do clube boliviano à uma marca não muito agradável: o clube nunca venceu uma disputa realizada em solo brasileiro pela competição sul-americana.
Leia mais: Futebol Latino lança o Guia da Libertadores 2016
River Plate-URU e Palmeiras terminam jogo “brigado” em igualdade
Para tentar superar o adversário brasileiro, o técnico deve fazer três alterações na equipe que enfrentou o Bolívar no último domingo (14) pelo campeonato nacional. As entradas de Jair Torrico, Ernesto Cristaldo e Carlos Neumann ocorrem para tentar segurar o time do São Paulo e conseguir, com Neumann posicionado mais a frente, outra opção de chegada no ataque para o clube boliviano.
Em outras vezes que se enfrentaram, o The Strongest não conseguiu marcar sequer um ponto em confrontos com a equipe tricolor. Pela Libertadores 2013, o clube boliviano perdeu por 2×1 para o time brasileiro, enquanto em 2005 o resultado amargado pelo The Strongest foi ainda pior: 3×0 para o São Paulo em partida disputada no Morumbi.
Diante de outras equipes brasileiras, os resultados obtidos também não foram favoráveis ao The Strongest. A equipe boliviana já viajou 10 vezes ao Brasil para enfrentar equipes da casa pela Libertadores e em nenhuma das partidas conseguiu um resultado positivo. Além do São Paulo, o The Strongest já enfrentou o Internacional, Atlético Paranaense, Atlético Mineiro, Santos, Goiás, São Caetano, Corinthians, Palmeiras e Juventude. Em todas as ocasiões, o tigre perdeu a partida disputada em solo brasileiro.
Para tentar reverter essa situação na noite desta quarta (17), o The Strongest deve ir a campo com: Daniel Vaca, Luis Maldonado, Federico Pereyra, Jair Torrico, Diego Bejarano, Raul Castro, Alejandro Chumacero, Ernesto Cristaldo, Walter Veizaga, Pablo Escobar e Carlos Neumann.