Enquanto as atenções no futebol brasileiro estavam naturalmente voltadas para a decisão da Copa do Brasil entre Corinthians e Flamengo, em outra parte da América do Sul, mais precisamente na Bolívia, o clássico The Strongest e Bolívar proporcionava um dos melhores jogos no continente em 2022.
Leia mais: River Plate bate Platense e garante presença na Libertadores 2023
Brasil, MLS ou Boca Juniors: Onde Beccacece vai trabalhar?
Isso porque o jogo de maior apelo no futebol boliviano teve todos os elementos característicos de um clássico dessa envergadura: disputa pela liderança, alta carga de tensão, cinco expulsões e oito gols no confronto que terminou em um alucinante 4 a 4.
Na etapa inicial e nos primeiros minutos do tempo complementar, o panorama soava como uma goleada improvável do The Strongest já que, enquanto o Bolívar dominava a posse de bola e tinha mais volume de jogo, o clube atigrado era mais preciso nas poucas chegadas. Tanto é que construiu uma larga vantagem de 3 a 0 graças a Ismael Benegas, Michael Ortega e Saúl Torres.
O que poucos esperavam é que a Academia, dirigida pelo técnico brasileiro Antonio Carlos Zago, teria tamanho poder de reação ao ponto de não apenas buscar a igualdade como virar o marcador com gols de Pato Rodríguez (duas vezes), Gabriel Villamil e César Martins. Sendo que, após o quarto gol do Bolívar, uma verdadeira confusão se armou entre os dois times onde a arbitragem agiu de maneira radical ao expulsar dois jogadores de cada lado: Jair Reinoso e Benegas, do The Strongest, além dos bolivaristas Villamil e Javier Rojas.
Entretanto, ainda haveria tempo para um pênalti já aos 65 minutos do segundo tempo (tendo extenso acréscimo justamente pela confusão após o quarto tento do Bolívar) onde Enrique Triverio sacramentasse o 4 a 4 e o brasileiro Chico fosse o quinto nome expulso no confronto.
Com o marcador, o Aurinegro segue na liderança do Clausura na Bolívia com 50 pontos ganhos enquanto o Bolívar, por conta da vitória na rodada do Always Ready, caiu para a terceira posição tendo 47 unidades.