Com gol no fim, The Strongest bate Católica de Quito e avança na Libertadores

the-strongest-universidad-catolica-de-quito-libertadores-17-03-futebol-latino-17-03
Foto: Dvulgação/Conmebol

O The Strongest está na fase de grupos da Copa Libertadores 2022. Jogando no Estádio Hernando Siles diante da Universidad Católica de Quito, o Tigre sofreu, mas venceu por 2 a 1 e segue adiante no principal torneio de clubes da América do Sul. Para o Trencito Azul, o futuro será na fase de grupos da Copa Sul-Americana.

Leia mais: Guaireña segura empate contra o Nacional e avança à fase de grupos Sula
La Guaira vira no agregado, elimina o Hermanos Colmenárez e avança na Sul-Americana

Primeiro tempo

Pouco mais de um minuto. Foi esse o tempo que a equipe da casa precisou para fazer o primeiro tento da partida e da eliminatória na capital boliviana. Após cruzamento vindo da direita feito po Diego Wayar onde o centroavante Enrique Triverio girou e bateu em cima da marcação, a bola voltou para o argentino que, na segunda tentativa, bateu no extremo canto direito de José Cárdenas.

Entretanto, da mesma forma que ocorreu na eliminatória diante do Bolívar, no mesmo estádio, o Trencito Azul não demorou para deixar tudo igual por meio de um verdadeiro “presente” da defensiva anfitriã aos sete. Após bola cruzada rasteira onde o zagueiro Gonzalo Castillo e o lateral-esquerdo Juan Aponte cortaram muito mal, ela sobrou nos pés de Ismael Díaz e o centroavante colocou no canto esquerdo de Billy Vizcarra.

O confronto se baseou muito nas tentativas dos dois sistemas ofensivos acionarem as jogadas de velocidade nas pontas, tentando achar espaços na recomposição defensiva do adversário. Enquanto Facundo Martínez era a figura mais procurada no meio-campo dos equatorianos, os stronguistas não hesitavam em tocar para Henry Vaca, pela ponta direita, tentar abrir os espaços usando sua capacidade de drible nos duelos individuais.

Porém, com exceção de dois lances onde Triverio apenas raspou a cabeça na bola e Rodrigo Amaral bateu de fora da área para grande intervenção de Cárdenas, não houveram muitos lanes de real perigo antes do término da etapa inicial.

Segundo tempo

O ímpeto no tempo complementar reduziu bastante nas duas partes, porém de maneira mais acentuada do lado da Católica de Quito. Com isso, a equipe do Equador se retraiu no sistema defensivo e passou apenas a resistir as tentativas do Tigre.

Somente aos 27 minutos o Trencito Azul conseguiu uma saída pontual em velocidade para o ataque onde Santiago Zamora recebeu bom passe dentro da área e só não passou à frente porque Vizcarra fez uma defesa espetacular, tocando com a ponta dos dedos pela linha de fundo.

Por sua vez, a equipe de La Paz não parecia contar com o volume suficiente que indicasse a aproximação do time na busca pelo tento que, até aquele momento, daria a classificação para a fase de grupos. E, quando conseguia construir de maneira mais ordenada, as finalizações pecavam bastante no quesito pontaria.

Todavia, aos 39, Rodrigo Amaral partiu pra cima da marcação e, depois da bola tocar na mão esquerda do uruguaio sem que a arbitragem interrompesse o lance, o camisa 20 bateu de perna esquerda, cruzado, para vencer José Cárdenas em gol que classificou o The Strongest.

error: Futebol Latino 2023