A supremacia argentina entre os técnicos das seleções sul-americanas

Foto: Reprodução/ESPN

*Por Mônica Alvernaz

As Eliminatórias da América do Sul para a Copa da Rússia 2018 está na reta final. Com o Brasil líder absoluto, diversas seleções ainda tem chances de classificação e um dado curioso chama a atenção dentre elas: a quantidade de técnicos argentinos no comando.

Leia mais: Jogar contra equipe brasileira favorecerá bastante o caixa do Nacional
Antonio Valencia acredita que Equador pode garantir vaga na Copa de 2018

Das 10 seleções participantes das Eliminatórias Sul-Americanas, cinco tem o comando de técnico argentino, são elas: Colômbia, Chile, Argentina, Equador e Peru.

Desde 2012 no comando da seleção da Colômbia, José Pekerman demonstra ter bom controle sobre seus comandados, que deixam a seleção colombiana na segunda colocação das Eliminatórias e com a classificação bem encaminhada.

Outro grande destaque argentino nas Eliminatórias fica por conta de Juan Antonio Pizzi. O técnico da seleção chilena, no comando desde o ano passado, acabou de disputar a final da Copa das Confederações diante da Alemanha. Apesar da derrota, a seleção vem mostrando boas apresentações e ocupa a quarta colocação nas Eliminatórias.

Há dois anos no comando do Equador, Gustavo Quinteros também vem mostrando bom trabalho à frente da seleção. Apesar de estar na sexta colocação, a seleção equatoriana está a apenas dois pontos da quinta colocada e ainda mantém chances de classificação.

Com pior colocação dentre as seleções comandadas por técnico argentino, o Peru ainda tem chances de classificação. Sem dúvidas, o bom conhecimento do veterano Ricardo Gareca influencia seus comandados, mantendo a seleção peruana a apenas quatro pontos da zona classificatória.

O mais recente contratado que fecha a supremacia argentina entre os técnicos das seleções sul-americanas é prata da casa. Após demissão do antigo técnico, por desempenho insatisfatório, Jorge Sampaoli assumiu a Argentina em junho deste ano e é a esperança da casa para levar a seleção à Copa de 2018.

A quatro rodadas do fim, as partidas pelas Eliminatórias Sul-Americanas voltam a ocorrer no próximo mês. No dia 31 de agosto as seleções se enfrentam e seguem em busca por uma vaga no Mundial da Rússia em 2018.

error: Futebol Latino 2023