*Por Danilo Di Grado
Em confronto válido pela terceira rodada do Hexagonal Final do Sul-Americano Sub-20, o Brasil mirava manter sua invencibilidade, desta vez diante do Paraguai, na noite desta segunda-feira (6), no estádio El Campín, em Bogotá. E os comandados do técnico Ramon fizeram sua parte. Ainda na etapa inicial, Giovani, e na etapa complementar, Ronald, garantiram o triunfo por 2 a 0, resultado que garantiu os brasileiros no Mundial que será disputado na Indonésia.
Leia Mais: Sul-Americano Sub-20: Uruguai massacra a Venezuela e assume a liderança do hexagonal
Nacho Fernández reencontra o seu futebol após sair do Atlético-MG
Calendário
Com o resultado, o Brasil chegou aos 9 pontos, e terá pela frente a Colômbia, quinta-feira (9), às 22h (de Brasília). Já o Paraguai, por conta do revés, estacionou na 4ª colocação com apenas 1 ponto, e agora tentará garantir sua primeira vitória na fase final diante do Uruguai, no mesmo dia, porém às 19h30 (de Brasília).
Primeiro tempo
Mostrando mais volume de jogo desde os primeiros movimentos, o Brasil não demorou muito para abrir a contagem em Bogotá. Aos 9 minutos, após cruzamento de Patryck pelo lado esquerdo, a bola chegou até Giovani que, de cabeça, mandou para o fundo das redes.
Em desvantagem, os paraguaios iniciaram sua busca pelo empate. Entretanto, apesar de uma boa chegada quando Gómez finalizou contra o gol de Mycael, na sequência a equipe comandada por Bobadilla pouco encontrou espaços em campo não conseguindo criar jogadas ofensivas.
Antes mesmo dos 30 minutos, Ramon chegou a realizar sua primeira substituição na partida com a saída de Giovani, autor do único tento até então, que com dores, deixou seu lugar para Stênio. Pouco tempo depois da mudança, Guilherme Biro ainda chegou a acertar a trave em um chute cruzado, quase ampliando o placar. Mas a Albirroja não desistia e, em duas boas chances, obrigou Mycael a mostrar serviço, fazendo com que os brasileiros diminuíssem o ritmo mantendo a posse de bola até o término da etapa.
Segundo tempo
Adotando uma postura ofensiva na volta para o segundo tempo, o Paraguai, nos primeiros 15 minutos, não quis saber de dar descanso ao goleiro Mycael, além de mandar uma bola na trave na cabeça de Flores.
Com o tempo passando, o panorama em campo era basicamente o mesmo com a Albirroja martelando em busca da igualdade. Com isso, o treinador brasileiro optou por novas trocas como as entrada de André Dominique e Ronald tentando melhorar a postura de sua equipe.
Até que aos 35 minutos, o alívio veio. Após cobrança de escanteio, Ronaldo, que havia entrado pouco tempo antes, subiu para marcar de cabeça o segundo tento do Brasil, frustrando os adversários. Com o 2 a 0, os paraguaios ainda esboçaram uma reação, porém não conseguiram converter em gols oportunidades, dando a deixa para a arbitragem encerrar o duelo no El Campín.