Não foi por falta de dedicação. Porém, Equador e Colômbia não foram capazes de furar a defesa adversária até os 50 minutos do segundo tempo quando o faro de gol de Leonardo Campana foi determinante para a vitória por 1 a 0 da Tri na quarta rodada do Sul-Americano Sub-20.
Leia mais: Em jogo de final tenso, Uruguai supera Brasil no Sul-Americano Sub-20
Por desacordo entre clubes, Cueva não jogará pelo Independiente
Assim, a Colômbia segue com apenas um ponto na tabela em quinto no hexagonal decisivo igualado com o lanterna Brasil. Por sua vez, o Equador vai a seis pontos e vira o novo vice-líder da competição.
Primeiro tempo
Nos primeiros 15 minutos, chamou a atenção o volume de jogo que conseguiu imprimir a Tri muito em função do trabalho rápido pelo lado esquerdo com as subidas do lateral Diego Palacios e o apoio constante do ponta Alexander Alvarado.
Apesar disso, faltava que os equatorianos fossem mais eficientes no aspecto de, com esse volume, elaborar chances reais de gol e aproveitar o melhor momento na partida. O máximo que conseguiu foi com Alvarado que, aos 24, aproveitou bola centrada na primeira trave e desviou para fazer a pelota balançar o travessão de Kevin Mier.
Em momentos pontuais, a equipe cafetera dava sinais de reação principalmente quando a grande figura Yeison Tolosa conseguia dominar a bola em condições de distribuir as jogadas. Contudo, no máximo foi possível uma cabeçada do próprio camisa 10 por sobre a meta defendida pelo arqueiro Wellington Ramírez.
Com a clara impressão de que a movimentação de ambos os lados poderia ter proporcionado oportunidades mais latentes para abrir o placar, o duelo foi para o intervalo sem gols.
Segundo tempo
Os colombianos melhoraram no embate e passaram também a ficar mais com a bola e conseguir exercitar sua capacidade de cadenciar mais o jogo e pensar em alternativas para melhorar o resultado, até então, bastante ruim as suas pretensões.
Contudo, a mesma questão que afetou os dois selecionados na etapa inicial seguia sendo a tônica do confronto em relação a dificuldade para finalizar em direção as metas de Mier e Preciado.
Em meio a esse panorama onde parecia realmente só faltar mais capricho no momento de concluir em gol, o jogo por muito pouco não ficou somente no “quase” até o apito final do árbitro chileno Piero Maza. E o responsável por tirar o zero do placar foi o artilheiro do Sul-Americano Sub-20 com quatro gols, Leonardo Campana.
O camisa 9 do Equador acompanhou a jogada de ataque da Tri e, quando Gonzalo Plata limpou a marcação de Kevin Mier, mas não conseguiu concluir, ele estava lá para bater rasteiro e marcar o único tento da partida em Rancagua.