Em Ibarra, a Argentina saiu atrás do Peru, mas conseguiu empatar aos 45 do segundo tempo e evitou um vexame na estreia do Sul-Americano Sub-20.
O confronto
Mesmo com o favoritismo da Argentina, quem começou melhor foi o Peru. A seleção comandada por Fernando Nogara apostava em jogadas pelas laterais e dava trabalho para a defesa albiceleste.
Aos 12 minutos a zebra resolveu aparecer em Ibarra. Siucho recebeu na intermediária, arriscou de fora da área, a bola pegou no zagueiro argentino e enganou o goleiro, 1 a 0 Peru.
Em desvantagem, a Argentina tentava partir para o abafa, mas atacava de maneira desorganizada. O resultado foi o espaço deixado no sistema defensivo e por muito pouco Ugarriza não ampliou o marcador.
Segundo tempo
Melhor organizada dentro de campo, a Argentina voltou com uma postura diferente e quase empatou em rápido contra-ataque. Martínez avançou com a bola, tocou para Barco, porém na hora da finalização o camisa 10 chutou rente a trave de Carlos Gómez.
Na casa dos 22 minutos, a albiceleste voltou a assustar com Mansilla. O camisa 11 aproveitou o levantamento na área, bateu cruzado e viu a bola passar perto do gol peruano.
À medida que a seleção do Peru sentia o cansaço físico, a Argentina aumentava a pressão, porém não conseguia igualar o marcador por não caprichar na hora das finalizações.
Nos minutos finais, quando a Argentina já começava a sentir o cansaço físico, a equipe ficou com um jogador a menos. Após falta criminosa, Cristian Romero levou o segundo amarelo e foi expulso.
Aos 45 minutos o empate argentino. O atacante Martínez recebeu na grande área, limpou o zagueiro e bateu cruzado, 1 a 1.
Após o apito uma mistura de sentimentos. Enquanto o Peru lamentava, a Argentina vibrava com a igualdade.