*Por Danilo Di Grado
E o Deportivo Pasto se deu melhor no confronto de ida, pela primeira fase da CONMEBOL Sul-Americana. No Estádio El Campín, a equipe mandante saiu atrás contra o também colombiano La Equidad, entretanto, encontrou seu gol de empate ainda na primeira etapa e, já no segundo tempo, fechou o jogo em 2 a 1.
Leia Mais: Aucas “martela” Guayaquil City e vence em Quito pela Sul-Americana
Guaireña sai na frente, mas River Plate-PAR arranca virada pela Sul-Americana
Com o resultado, os comandados de Diego Hurtado poderão jogar agora por qualquer empate para avançar na competição. O próximo encontro entre os times será dia 8 de abril, no estádio Departamental Libertad.
O jogo
Com um início mais ofensivo, o La Equidad procurou já resolver a situação logo na primeira etapa. Conseguindo aparecer mais em seu campo de ataque, aos 16 minutos, Jean Velasco tratou de colocar os mandantes em vantagem, com assistência de Andrés Valencia. 1 a 0.
Após o tento, o time de Bogotá seguiu na pressão. Em novas tentativas, quem conseguiu oferecer mais perigo foi Pablo Lima, porém a defesa mostrou-se atenta para afastar o perigo, enquanto do outro lado, os visitantes, ao poucos, tentavam assustar o goleiro Diego Marín nas finalizações de Leonardo Aponte e Almir Maldonado.
Vendo o tempo passar, com o relógio encaminhando-se para o término do primeiro tempo, o Deportivo Pasto conseguiu encontrar seu tento de igualdade. Aos 36 minutos, o zagueiro John García acabou jogando contrar a própria meta fechando o placar parcial em 1 a 1.
Já no início da segunda etapa, os comandados de Alexis García mantiveram o mesmo ritmo. Sendo assim, conseguiram criar jogadas ofensivas como as Larry Angulo e Jean Velasco, enquanto os visitantes assustaram com Esneyder Perea, mas todas sem sucesso mantendo o marcador sem alterações.
Mesmo sofrendo algumas investidas do adversário, o Pasto não deixou barato e, aos 21 minutos, chegou ao gol da virada. Com assistência de Quintero, Jeison Medina colocou sua equipe pela primeira vez em vantagem no jogo. 2 a 1.
Na reta final, os técnicos ainda promoveram algumas trocas. Entretanto, os sistemas defensivos das duas equipes mostravam-se atento, conseguindo impedir os ataques, dando a deixa para a arbitragem encerrar o duelo no El Campín com vitória dos visitantes.