Suarez completa 10 anos na seleção uruguaia

Foto: Reprodução

*Alex Dias de Souza

No dia 7 de fevereiro de 2007, na cidade de Cucuta, em uma partida da seleção uruguaia, entrava em campo pela primeira vez, um de seus maiores ídolos da história recente, Luis Suárez.  Dez anos e 90 jogos depois, é quase inimaginável pensar na ausência do jogador  antes de uma partida da seleção uruguaia.

Leia mais: Luis Suárez esbanja carisma e emociona fã uruguaio

Parabéns, Luis Suárez! Relembre 5 momentos épicos do atacante

Entretanto, a trajetória do ídolo antes da primeira convocação não foi fácil, isso porque quando tinha apenas 15 anos, mesmo jogando nas categorias de base do Nacional, um dos clubes com mais tradição do Uruguai, Suárez ainda garoto também cuidava de carros e varria as ruas de Montevidéu em troca de algum trocado para ajudar a mãe a sustentar os seus seis irmãos.

No mesmo período, as grandes adversidades fizeram com que o jovem se tornasse alcoólatra, isso até uma garota chamada Sofía Balbi cruzar o seu caminho.

Suárez se apaixonou pela menina que vinha de uma família com melhores condições. Ao lado de Sofía, o então garoto foi melhorando e recuperando a motivação graças ao incentivo do seu grande amor que convenceu o jogador a não deixar os estudos e nem a desanimar com o futebol.

Mas a vida de Suárez sempre foi um grande desafio, e logo veio uma péssima notícia.  Um ano depois, Sofía teve que se mudar com a família para Barcelona. Esse acontecimento fez com que o jogador abandonasse a carreira. Ao retomar o contato com seu grande amor, aos 16 anos, Suárez prometeu à namorada que se tornaria um grande futebolista para poder viver na Europa e se reaproximar dela.

Com seu grande talento e seu faro de gols, bastou uma temporada no time profissional do Nacional, para conseguir, a sua transferência  para a Europa. Jogando no Groningen da Holanda,  o jogador viajou até a Espanha para pedir aos pais de Sofía a mão da garota em casamento. Com a permissão concedida e novamente reabilitato, os gols do atacante, não pararam de sair, e chamou a atenção do Ajax que o contratou logo na temporada seguinte.
Ainda em 2007, foi convocado pela primeira vez para defender a seleção de seu país e deixou uma bela história escrita.

Desde a sua estreia contra a Colômbia, em Cucuta, Luis Suárez tem um total de 90 jogos com a camisa da celeste e acumula 7.352 minutos dentro de campo.

Desses 90 jogos, ele venceu 43, empatou 29 e perdeu 18.

Recordes de Suárez com a seleção uruguaia

47.
com 47 gols marcados, Luis Suárez é o maior artilheiro da história da seleção uruguaia, tendo dez a mais do que Edinson Cavani, seu rival atual na tabela.

24.

É o número assistências feitas pelo artilheiro. A primeira foi contra o Chile em um gol marcado por Loco Abreu, em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.

10.
No jogo de abertura, Suarez entrou em campo com a camisa número 10. Atualmente o atacante utiliza o número 9. 

2.

Foram duas expulsões e 15 cartões amarelos. A primeira com cinco minutos de jogo logo em sua estréia e a segunda em um jogo histórico contra Gana na Copa do Mundo de 2010 que rendeu ao jogador o status de ídolo e herói nacional.

 

error: Futebol Latino 2023