*Por Agência Conversion
O ano de 2021 foi de muitas surpresas no universo do futebol e também de muito desgosto para alguns torcedores que viram grandes times caírem para a segunda divisão como foi o caso de Chapecoense, Sport, Bahia e Grêmio. Por sua vez, os torcedores de Athletico, Cuiabá, Juventude, Atlético-GO, São Paulo e Santos respiram aliviados já que. por pouco, não fecharam o ano com uma tristeza no olhar e seu time na Série B. Porém, nem todos que chegam à Série B estão tristes, já que quatro agremiações fizeram o dever de casa direitinho e saíram da série C sem saudade nenhuma: Tombense, Ituano, Criciúma e Novorizontino.
Leia mais: Uruguai tem data para escolher o seu novo técnico; saiba mais
Tudo quase definido nas principais competições interclubes das Américas de 2022
Desta forma, a lista completa do torneio previsto para ocorrer no segundo semestre do próximo ano tem Bahia, Brusque, Chapecoense, CRB, Criciúma, Cruzeiro, CSA, Guarani, Grêmio, Ituano, Londrina, Náutico, Novorizontino, Operário, Ponte Preta, Sampaio Corrêa, Sport, Tombense, Vasco e Vila Nova.
Vontade de subir
Dentre as equipes que já estavam na Série B e querem mudar esta realidade em 2022, destacam-se os gigantes Vasco e Cruzeiro. O Vasco finalizou os trabalhos deste ano muito mal, na 10ª colocação, com uma derrota para o Londrina. Por conta disso, iniciou um processo de reformulação da equipe com a inclusão de cinco jogadores da base que se destacaram em 2021 para a equipe titular.
As mudanças do Vasco não param por aí. Com a saída do diretor Alexandre Pássaro e do técnico Fernando Diniz, a equipe já tem Zé Ricardo como novo treinador e agora corre atrás de um novo diretor-executivo. Existem especulações de que o Vasco está de olho em Fábio Eiras, preparador físico do Botafogo, que foi campeão da Série B este ano, mas até então nada se confirmou sobre a contratação.
O Cruzeiro também não tem muito do que se orgulhar por sua atuação em 2021, pois se destacou pelo grande número de empates, 18 durante este ano, e foi a segunda equipe que mais empatou na história do campeonato. Estamos falando de 16 edições, desde 2006, quando a competição começou a ser disputada por pontos corridos, um recorde que não orgulha ninguém. Em 2022, o Cruzeiro encontra outro time de Minas Gerais na Série B, o Tombense, mas o conterrâneo está em uma situação muito melhor, já que acabou de subir da Série C.
Neste final de ano, o Cruzeiro anunciou uma mudança no caráter de gestão, transformando-se em uma Sociedada Anônima do Futebol (SAF) – dentre as grandes agremiações brasileiras, é o pioneiro no processo de transformação em SAF. Novidades importantes do clube são as contratações dos zagueiros Maicon e Mateus Silva além do artilheiro da Série B em 2021, o atacante Edu, uma aposta do time para entrar no novo ano com o pé direito.
Cada um com sua estratégia, alguns times estão determinados a voltar à Série A em 2022 enquanto outros almejam apenas permanecer na Série B e não cair mais. Certo é que a segunda divisão do futebol brasileiro estará repleta de estrelas e fortes emoções.
Os jogadores podem aproveitar o recesso para preparar o emocional e curtir a família, sem abrir mão da rotina de exercícios e da alimentação, tão importante na vida de atleta. Para isso, os grandes times contam com orientação de uma equipe de profissionais formados em faculdade de nutrição, fisioterapia, psicologia e educação física. Todo investimento e dedicação será recompensado para quem sonha em voltar à Série A.