*Por Danilo Di Grado
O Equador bem que tentou, mas está eliminado da Copa do Mundo no Qatar. Na tarde desta terça-feira, pela 3ª rodada do Grupo A, os sul-americanos encararam o Senegal, no Estádio Internacional Khalifa, precisando apenas de um empate para chegar às oitavas. Com a seleção africana saindo na frente na etapa inicial com Sarr, de pênalti, Caicedo, já no segundo tempo, até chegou a empatar, mas Koulibaly, momentos depois, voltou a deixar os senegaleses em vantagem, fechando a conta em 2 a 1. Com o resultado, fechou sua participação na chave ficando na vice-liderança da chave, enquanto os equatorianos, por conta do revés, acabaram ficando na 3ª colocação.
Leia Mais: Cargo de treinador dos EUA dependeria de classificação na Copa
Real Madrid estaria interessado na contratação de Enzo Fernández
Primeiro tempo
Logo nos primeiros movimentos, o Equador não quis saber de manter-se apenas na defesa e tratou de colocar seu time para frente. Entretanto, quem teve as duas melhores chances do jogo até os 10 minutos foi Senegal, com Gana Gueye e Dia, mas ambos acabaram errando a finalização.
Com o tempo passando, até meados dos 30 minutos, o ritmo em campo diminuiu. Com poucas tentativas de ambos os lados, os senegaleses buscavam pressionar a saída de bola adversária, fazendo com que os equatorianos chutassem para seu campo de ataque, porém sem conseguir armar jogadas de perigo.
Até que na reta final de etapa, aos 42 minutos, Senegal teve uma grande oportunidade de abrir o placar quando a arbitragem marcou uma penalidade de Hincapié sobre Ismaila Sarr. E conseguiu. Na cobrança, o próprio camisa 18, com categoria, deslocou o goleiro Galíndez deixando os senegaleses em vantagem.
Segundo tempo
No retorno dos times para a etapa complementar, apenas o técnico Alfaro foi quem optou por mudanças colocando Sarmiento e Cifuentes em campo. Adotando uma postura mais ofensiva, os equatorianos, até meados dos 15 minutos, além de manter mais a posse de bola, chegavam com frequência ao seu campo de ataque, porém sem assustar o goleiro Mendy.
Até que a insistência surtir efeito. Após nova alteração na seleção sul-americana com a entrada de Reasco, aos 21 minutos, após cobrança de escanteio, Caicedo, de cabeça, mandou para o fundo das redes igualando tudo. Mas a alegria durou pouco. Aos 24, Senegal voltou a marcar, desta vez com Koulibaly, aproveitando toque para o meio, mandou para o fundo das redes.
Na reta final, a emoção tomou conta da partida. Por um lado, Senegal se fechava do jeito que podia, enquanto do outro, Equador mantinha as esperanças de arrancar um novo empate. Porém, apesar das oportunidades aparecendo, a seleção da América do Sul acabou não convertendo em gol, fazendo com que a arbitragem encerrasse o duelo em Doha, com direito a muita festa por parte dos senegaleses, e frustração por parte do equatorianos.