*Por Danilo Di Grado
Em um novo confronto válido pela quartas de final da CONMEBOL Sul-Americana, Independiente e Lanús mediram forças no Estádio Libertadores de América, na noite desta quinta-feira (17).
Leia Mais: Carlos Queiroz quebra o silêncio e detona dirigentes colombianos
Mesmo com vaga na semi da Liberta, Nacional vai buscar novo técnico
Após o 0 a 0 na ida, a equipe do Lanús não tomou conhecimento e aplicou uma goleada de 3 a 1 sobre o time de Avellaneda, conquistando assim sua vaga nas semifinais. O adversário agora será o Vélez Sarsfield que, por sua vez, eliminou o Universidad Católica.
O jogo
Com ambos os times buscando a vitória para avançar na competição, o Independiente iniciou o duelo buscando mais o ataque. Em três chances seguidas, a equipe de Avellaneda assustou com Pedro Hernández, Silvio Romero e Federico Martínez, porém sem sucesso nas finalizações.
Por outro lado, o Lanús, descendo com perigo também, aos 13 minutos tratou de abrir a contagem no Libertadores de América. Com passe de Alexandro Ezequiel, após confusão na área, a bola foi rolada para Tomán Belmonte marcou o primeiro, seguido por José Gustavo Sand, aos 17, aproveitando o erro da defesa rival que acabou afastando errado, mandando rasteiro para o fundo do gol defendido por Sosa, marcando o segundo.
Atrás no marcador, a equipe mandante não quis saber de sair no prejuízo na etapa inicial e partiu em busca de tentar, ao menos, buscar um empate. Entretanto, mesmo com toda a insistência de Velasco e companhia, quem fez mais um foram os visitantes, aos 44, com Nicolás Orsini, aproveitando lançamento para frente e erro da defesa do Independiente para fechar a etapa inicial em 3 a 0.
Já no segundo tempo, o técnico do Rey de Copas, Lucas Pusineri, optou por uma mudança tirando Pedro Hernández para colocar em seu lugar Nicolás Messinti. A troca, entretanto, não surtiu o efeito esperado, já que, apesar da pressão sobre o Lanús, a equipe local não conseguiu furar a defesa adversária, mantendo o resultado até então.
Com o passar do tempo, Lucas ainda mudou mais algumas vezes na expectativa de encontrar, ao menos, um gol para dar sobrevida ao seu time. Por outro lado, até meados dos 30 minutos, o treinador Luis Zubeldía, mantinha o mesmo esquema inicial, assustando pouco o arqueiro Sosa, finalizando apenas um vez com Alexandro Bernabei, mas sem alvo.
Nos minutos finais, o Independiente até conseguiu descontar aos 42 minutos, com Andrés Roa, após boa troca de passes batendo rasteiro sem chances para Lautaro Morales, mas não foi o suficiente dando números finais ao jogo em 3 a 1.