*Por Mônica Alvernaz
O Equador entrou em campo buscando se manter na zona de classificação para a Copa 2018. A partida foi equilibrada na primeira etapa, mas no segundo tempo o Equador se encontrou na partida e garantiu a vitória em casa por 3×0.
Leia mais: Mesmo com um a menos, Bolívia vence o Paraguai em La Paz
PRIMEIRO TEMPO
A partida começou equilibrada e foi da Venezuela a primeira chance de perigo. Em cruzamento de Peñarada, Jhon Murilo recebeu e cabeceou.
O Equador respondeu com Ibarra, mas acabou levando contra-ataque perigoso que quase resultou no gol. Aos 18 minutos , a Venezuela quase abriu o placar. No chute de Zambrano, o goleiro equatoriano fez bela defesa, evitando o gol venezuelano.
Pouco depois foi a vez do Equador quase abrir o placar. Em chute de Ibarra, a bola passou muito perto do gol de Dani Hernández. Na sequência, com Caicedo, Equador quase marcou, mas a bola acabou saindo pela linha de fundo.
O Equador continuou pressionando tentando o gol. Aos 30 minutos, com Valencia, em dois chutes que passaram próximos ao gol. Aos 42, com Paredes, que acertou um chute da entrada da grande área e bateu na trave do goleiro Hernández.
SEGUNDO TEMPO
A equipe equatoriana voltou para a segunda etapa no ataque e no primeiro minuto obrigou boa defesa do goleiro da Venezuela. A pressão desde o início logo rendeu frutos e aos 5 minutos, o Equador chegou ao gol.
No cruzamento de Bolaños, que foi a linha de fundo, Mina subiu sozinho e, de cabeça, estufou as redes da Venezuela, fazendo Equador 1×0 no placar.
Em vantagem no placar, o Equador conseguiu chegar mais vezes ao ataque. Caicedo, em duas oportunidades, acertou um forte chute, que acabou saindo por cima do gol de Hernández.
Aos 20 minutos, o Equador quase ampliou o placar. Valencia chutou, Hernández defendeu e bola acabou beijando a trave, antes de sair pela linha de fundo.
O goleiro venezuelano voltou a se destacar aos 25 minutos da segunda etapa. Em nova tentativa de Caicedo, Hernández fez defesa difícil, suficiente para evitar o segundo gol do Equador.
Aos 37, o Equador conseguiu chegar ao 2×0 e liquidar a partida. Em cruzamento de Valencia, Bolaños, bem posicionado, escorou e conseguiu mandar a bola para o fundo das redes.
Pouco depois, aos 40 minutos, o Equador ampliou o placar para 3×0. Em roubada de bola e rápido contra-ataque, Ibarra cruzou para Valencia, que chutou e fez o terceiro da seleção equatoriana, fechando o placar do jogo em 3×0.