*Por José Dias Sorriso
Sem participar de uma Copa do Mundo desde 1982, na Espanha, a seleção peruana ainda sonha com uma reação e, consequentemente, conseguir uma das vagas para a Rússia em 2018. A delegação seguiu viagem rumo à Assunção com uma missão das mais complicadas.
Leia mais: Parabéns, Felipão! Relembre cinco títulos internacionais do treinador
Luis Suárez esbanja simpatia e presenteia garoto com camisa do Barcelona
O time atualmente comandado pelo técnico Ricardo Gareca jamais venceu os paraguaios em seus domínios. Atuando no estádio Defensores Del Chaco, o máximo que os peruanos conseguiram foi um empate por 1 a 1, em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2006. De lá para cá, foram outros nove confrontos entre eles, sendo por jogos amistosos, Copa América e Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014. Houve um empate e quatro vitórias para cada equipe.
Para o jogo desta quinta-feira, às 21h30, o técnico Ricardo Gareca realizou um treinamento testando os 23 jogadores que foram convocados. O destaque para o duelo contra os paraguaios serão o atacante Paolo Guerrero (Flamengo) e Christian Cueva (São Paulo). Os dois jogadores chegam embalados pelo bom momento.
Além deles, o Peru contará com as voltas do atacante André Carrillo (Benfica) e do lateral-direito Luis Advíncula (Newell’s Old Boys) – ambos retornam após um ano de fora da seleção. O time peruano está na 8ª colocação das Eliminatórias com 11 pontos ganhos. A equipe vem de um empate em casa com a Argentina (2 a 2) e uma derrota fora de casa para o Chile (2 a 1).
Já a seleção paraguaia comandada pelo técnico Francisco Arce está uma posição à frente com 15 pontos ganhos. O time que vem de uma derrota para a Colômbia (1 a 0) em casa e uma importante vitória (1 a 0) sobre a Argentina – adversária do Brasil nesta rodada.