*Por Mônica Alvernaz
Precisando conseguir, pelo menos, um empate para garantir a classificação, a seleção brasileira sub-17 entrou em campo diante do Paraguai nesta quinta (2). A partida terminou empatada e garantiu a seleção brasileira na próxima fase do Sul-Americano Sub-17.
Primeiro Tempo
Logo aos 5 minutos o Brasil chegou com perigo. Em cruzamento na área, Lincoln desviou a bola para o gol, mas a zaga paraguaia tirou e mandou para escanteio.
Na sequência foi a ver do Paraguai oferecer perigo. Em jogada de Fernando Cardozo, o goleiro brasileiro, bem posicionado, evitou o gol paraguaio.
Aos 16 minutos, Lucas Halter chutou o adversário na frente do juiz, que marcou pênalti para o Paraguai. Martín Sanchez bateu e fez 1 a 0 para a seleção paraguaia.
Depois do gol a seleção paraguaia cresceu e quase ampliou com o autor do primeiro gol. Martín Sanchez cabeceou e, por pouco, não chegou ao segundo gol no Estádio Talca.
Apesar da pressão paraguaia, o Brasil conseguiu o empate ainda na primeira etapa. Com um golaço de Vinícius Júnior, que chutou por cobertura do início da grande área e deixou 1 a 1 no placar.
Por muito pouco o Brasil não virou o jogo no último lance da etapa inicial. Em cobrança de falta de Alan, Paulinho desviou de cabeça e carimbou a trave do goleiro paraguaio.
Segundo Tempo
Precisando reverter o resultado, o Paraguai voltou com maior ofensividade para o segundo tempo. Martín Sanchez, autor do gol paraguaio, foi lançado na área e impedido de completar o lance pela saída do goleiro brasileiro, que foi bem e ficou com a bola.
Aos 15, a seleção brasileira teve boa chegada com Weverson. O camisa 6 lançou para Lincoln, que demorou a dominar e acabou desarmado pela zaga paraguaia. Na sequência, o Paraguai chegou com Bogado, que chutou rasteiro e parou na boa defesa do goleiro Gabriel Brazão.
Com o placar ao seu favor, a seleção brasileira conseguiu manter boa marcação, impedindo chegadas de perigo do Paraguai, e chegar com perigo em contra-ataques.
Aos 34, uma bela jogada de Vinicius Júnior. O camisa 11 fez ótimo lançamento na área, buscando Vitinho, mas o camisa 8 demorou a fazer o domínio e acabou desarmado.
O Paraguai ainda tentou conseguir a vitória, mas a boa marcação da seleção brasileira impediu a vitória adversária. Com o empate de 1 a 1, o Brasil está garantido na próxima fase e joga com a Argentina na última rodada. Já o Paraguai precisa vencer a Venezuela ou torcer por um tropeço argentino, para, então, garantir classificação.