Seis jogadores latinos figuram em lista dos 100 atletas mais famosos

Petr-Cech-teme-mais-Iniesta-tridente-latino-Barcelona-Futebol-Latino-22-12
Foto: Miguel Ruiz/FCB

A fama é um conceito extremamente difícil de se conceituar. Há pessoas que são famosas em determinados nichos, como blogueiras que fazem vídeos com dicas de moda no YouTube. Para quem as acompanha, a fama é uma constante. Se você nunca ouviu falar de seus nomes, provavelmente não vai reconhecer na rua. O mesmo não vale para atletas, sobretudo jogadores de futebol.

Leia mais: Icardi no Atlético de Madrid? A possibilidade existe, mas com uma condição

O esporte está tão enraizado como aspecto cultural de vários países do mundo – sobretudo os latinos, mais os da América do Sul e México – que mesmo um uruguaio que nunca tenha visto um jogo do Barcelona acaba lembrando do esporte ou ao menos alguma fisionomia quando o nome “Luis Suarez” é mencionado. O mesmo vale para Kimi Räikkönen na Finlândia ou Neymar no Brasil. Você pode ter certeza que ambos seriam reconhecidos facilmente na rua em seus países de origem.

Aproveitando que atualmente as pessoas amam superlativos e listas na internet, o site da ESPN americana fez um ousado ranqueamento: Qual o atleta mais popular do mundo? Em que ordem estão os 100 mais? A pergunta é por vezes muito subjetiva, mas eles tentaram limitar os argumentos por meio de um algoritmo que combina salário, campanhas de patrocínio, engajamento do público em redes sociais e popularidade no Google. O resultado do algoritmo – que, portanto, elabora uma lista completamente objetiva – são os 100 mais famosos.

Na lista há jogadores de todos os esportes – até os que você provavelmente nunca ouviu falar. O críquete é extremamente popular na Índia, por exemplo – não espanta que a lista   tenha dois dos mais notórios atletas da modalidade (um deles Virat Kohli, é o oitavo no geral inclusive). Além do críquete há automobilismo, beisebol, basquete, boxe, golfe, hockey no gelo, MMA, skate, snowboarding, natação, tênis, atletismo e, é claro, o futebol.

Embora o futebol seja o esporte mais popular do mundo – e como previsto por óbvio ele teria o primeiro colocado – isso não quer dizer que ele é o esporte com mais atletas na lista (embora domine o top 10, com três membros). São 17 ao todo – mas o basquete, com 20, domina a lista.

O esporte é extremamente popular nos Estados Unidos (a liga principal, a NBA, talvez só fique atrás da NFL em popularidade no país) e também em outros cantos do mundo. Falando no futebol americano, a carência de popularidade ao redor do mundo não surpreende quando vemos a posição dos jogadores na lista. O melhor é Cam Newton, jogador eleito como o mais valioso da temporada passada da NFL, apenas em 32º. Tom Brady, talvez mais conhecido no Brasil por ser marido da modelo Gisele Bündchen, é o 52º.

Indo para o que importa, são seis os jogadores com origem latina. Três deles no Top 10. Lionel Messi é o 3º, Neymar o 4º, James Rodriguez o 9º, Luis Suarez o 22º. Aguero o 24º, Radamel Falcao o 27º. A lista é encabeçada por Cristiano Ronaldo, como muitos não duvidariam que aconteceria.

Quanto mais afunilada ela fica no topo, a discriminante fica sendo, cada vez mais, o número de acordos de publicidade que o atleta tem – já que o engajamento social é por muitas vezes semelhante. Neymar por exemplo tem uma enorme gama de empresas multinacionais ao seu lado. Só para citar dois exemplos, Neymar tem uma página exclusiva no site da PokerStars – a qual também patrocina Cristiano Ronaldo, aliás – e recentemente uma campanha de marketing da Claro foi feita toda em cima de uma brincadeira em cima do fato do jogador ser “cai-cai” – em referência ao sinal da Claro não cair.

Messi não chega a ser uma surpresa em terceiro lugar e a frente de Neymar – mas James Rodríguez na nona colocação de um índice de “fama” pode surpreender a alguns. Objetivamente falando, porém, seus números desmentem questionamentos. São 10 milhões de dólares de salário, 5 milhões em anúncios publicitários, 29,7 milhões de likes no Facebook e 9,6 milhões de seguidores. Por mais que esteja atualmente no banco do Real Madrid (Espanha), os feitos da Copa do Mundo de 2014 ainda ecoam.

Banco do Real Madrid ao final da última temporada, James surpreende estando em nono na lista da ESPN americana
Banco do Real Madrid ao final da última temporada, James surpreende estando em nono na lista da ESPN americana. Foto: Reprodução/Fox Sports

Além de James, o colombiano Radamel Falcao, atacante do Chelsea, também figura na lista – mas com números mais modestos. 20 milhões de salário, 4 milhões em publicidade, 13 milhões de likes no Facebook e 9,6 milhões de seguidores no Twitter. Em 27º, a ausência (por lesão) da Copa do Mundo de 2014 e a temporada fraca do Chelsea (Inglaterra) ajudam a entender o porquê do atacante estar atrás do companheiro de seleção.

Melhor latino na lista, Lionel Messi perde para Cristiano Ronaldo no ranking da ESPN em números de rede social. As marcas de salário anual e dinheiro oriundo de publicidade são muito parecidos – mas no Facebook e no Twitter o português ganha de goleada. Messi tem 84,3 milhões de likes no Facebook e Cristiano tem 110 milhões. No twitter, o argentino não tem conta verificada – a ESPN contabilizou uma que não é do jogador – já o @Cristiano tem 42 milhões.

Por fim, como curiosidade positiva, a lista conta com uma jogadora de futebol, a norte-americana Alex Morgan, na 55ª posição.

error: Futebol Latino 2023