São Paulo desperdiça pênalti, mas ganha do Ceará pela Sul-Americana

sao-paulo-ceara-sul-americana-futebol-latino-03-08
Foto: Divulgação/Conmebol

São Paulo e Ceará abriram as quartas de final da Sul-Americana jogando no Estádio do Morumbi onde, apesar de não converter penalidade na segunda etapa, os donos da casa abriram vantagem na eliminatória ao vencer por 1 a 0, gol marcado por Nikão. Agora, qualquer empate no confronto decisivo, em Fortaleza, classifica o clube paulista enquando triunfo simples do Vozão leva as penalidades ou vitórias por dois ou mais gols dos então anfitriões classificam o Alvinegro a semifinal.

BANNER ODDS SHARK INTERNO 03-06-2022

Leia mais: Loco Abreu faz revelação sobre ex-companheiro de time
Seleção Peruana anuncia novo técnico para lugar de Ricardo Gareca

Primeiro tempo

Apesar de ter um percentual em relação a posse de bola bem superior ao adversário na primeira metade da etapa inicial, o tricolor não convertia esse domínio territorial em oportunidades claras de abrir a contagem no Morumbi. Seja por conta do sólido sistema defensivo do time cearense ou mesmo por uma lentidão na troca de passes que apresentava a equipe dirigida por Rogério Ceni.

Não à toa, seu momento mais agudo surgiu apenas nos acréscimos em cobrança de escanteio onde, depois de dois toques de cabeça, Léo bater quase na pequena área para uma excelente intervenção de João Ricardo.

Por sua vez, se conseguia conter o ímpeto dos anfitriões com certa segurança, no plano ofensivo o clube de Porangabussu tinha dificuldade em buscar as investidas usando a velocidade, por exemplo, de Stiven Mendoza. Com o adendo, inclusive, de ter perdido o meio-campista Diego Rigonato, ainda aos cinco minutos, por lesão.

Apesar desse contexto, o Ceará conseguiu duas grandes oportunidades quando Nino Paraíba acertou a trave esquerda de Felipe Alves além de Mendoza, cara a cara com o goleiro são-paulino, acabar vendo o arqueiro levar a melhor em batida a queima-roupa.

Segundo tempo

A volta do intervalo teve, ao menos no aspecto de mobilidade e posicionamento, o tricolor demonstrando maios agressividade e fazendo com que o sistema defensivo do Ceará precisasse trabalhar mais na recomposição e retrair suas linhas para bloquear o gol defendido por João Ricardo.

O Alvinegro bem que tentou acalmar os ânimos do time adversário com a entrada de Cléber, centroavante de ofício, que ajudou na criação de bom lance onde Vina cruzou e Mendoza, por muito pouco, não completou para as redes na infiltração.

Todavia, quem conseguiu fazer o torcedor que lotou as dependências do Morumbi “explodir” foi o São Paulo quando Nikão recebeu passe dentro da área dado por Igor Vinícius, girou em cima do marcador e bateu cruzado, de esquerda, mandando no extremo canto esquerdo do goleiro cearense.

A equipe da casa poderia ter deixado seu placar ainda mais elástico quando a arbitragem capitaneada pelo chileno Piero Maza foi acionada pelo Árbitro de Vídeo e deu pênalti de Messias em Calleri. Na batida, Calleri e Igor Vinícius pararam em intervenções belíssimas de João Ricardo. Porém, nada que tivesse influência no marcador final.

error: Futebol Latino 2023