* Por Roberto Junior
Um dos principais destaques do Santos, Yeferson Soteldo ajudou a colocar o Peixe na final da Libertadores, inclusive, fazendo um dos gols sobre o Boca Juniors no meio de semana. E a ida do clube praiano para a decisão fez o AS Chile relembrar o mau negócio feito pela Universidad de Chile entre 2018 e 19.
Leia mais
Ex-Vasco e Cruzeiro, Nilton é anunciado por clube da Bolívia
Clube que disputará a Libertadores 2021 se interessa por Mateus Gonçalves
A publicação ressalta que Soteldo jogou a temporada 2018 por empréstimo na Universidad de Chile junto ao Huachipato em um negócio que custou 1,5 milhão de dólares. A LaU tinha a chance de manter o venezuelano em seu plantel ao fim do período caso pagasse mais 2 milhões de dólares pelos 50% dos passe do atacante, mas a equipe azul não concluiu a transação e ele voltou aos Los Acereros.
No fim, ele acabou mesmo indo para o Santos pela porcentagem não comprada pelo tradicional clube chileno. Somado os valores combinado entre Huachipato e Universidad, essa foi a cifra que o Peixe se comprometeu a pagar pelo seu camisa 10.
O AS, porém, ressalta que se a Universidad de Chile não fez um bom negócio ao não comprar Soteldo, o Huachipato também teve seus problemas ao negociar com o Santos, já que não recebeu o valor prometido pelo camisa 10 e inclusive acionou a Fifa, onde no fim resultou na punição ao Peixe em não poder registrar novos jogadores em seu plantel enquanto a dívida não for quitada.