Se até antes da bola rolar na quinta rodada do Grupo D da Libertadores o papel do San José parecia unicamente de evitar goleadas, a chave chegará em sua última rodada classificatória no próximo dia 8 de maio com o time da cidade de Oruro podendo ser determinante para as duas vagas.
Leia mais: Cerro Porteño precisa de três tentativas para pousar na cidade de Barinas
LDU vira pra cima do Flamengo em Quito e “embola” Grupo D
Isso porque os acontecimentos no embate entre LDU e San José no estádio Casablanca, em Quito, às 21h30 (horário de Brasília) terão efeito direto na necessidade de Peñarol e Flamengo, confronto entre o vice-líder e o ponteiro do grupo no Campeón del Siglo que ocorre no mesmo dia e horário.
Caso o time equatoriano consiga superar seu adversário, o derrotado na partida do Uruguai estará fora das oitavas da Liberta. Se houve empate e o saldo da Liga melhorar pelo menos em três gols, os Carboneros acabaram caindo.
Todavia, se os bolivianos contrariarem os prognósticos assim como fizeram na última quarta-feira (24) e conseguirem ganhar ou mesmo empatar na capital do Equador, inevitavelmente os outros dois clubes do Grupo D estarão classificados, servindo seu confronto direto apenas para definir quem passaria em primeiro e segundo lugar.
Um triunfo diante da LDU também pode dar a vaga na Copa Sul-Americana para o San José. Porém, para isso, os comandados de Miguel Ponce teriam de aplicar uma goleada igual ou superior a quatro gols de diferença para compensar a ampla diferença atual no saldo de gols (0 da Liga de Quito contra -8 do clube de Oruro).
Triunfo histórico
Pensando nas estatísticas do time Santo na Copa Libertadores, o histórico de derrotas é bem maior do que o de vitórias. E, com o apito do árbitro confirmando o último triunfo por 3 a 1 sobre o Peñarol, foi quebrado um longo e incômodo jejum para o torcedor local.
Isso porque a última vez que foi possível comemorar uma vitória do San José pela Liberta havia sido em 2015. Curiosamente, o derrotado na oportunidade foi o River Plate, time que no término da competição viria a ser o campeão.