Foi “no apagar das luzes”, com doses consideráveis de sofrimento, mas a Colômbia superou a ausência de James Rodríguez e, graças ao meia do Monterrey, Edwin Cardona, saiu com uma preciosa vitória por 1 a 0 do Defensores del Chaco diante do Paraguai.
O início da partida foi bem travado, com as duas equipes tendo muita dificuldade de superar o sistema de marcação do adversário.
A primeira grande chance da partida surgiu para os colombianos aos 11 minutos quando, após o cruzamento feito na grande área pelo meia-atacante Juan Cuadrado, o atacante do Milan, Carlos Bacca, não conseguiu fazer o gol estando de frente para o arqueiro Diego Barreto graças ao corte providencial da zaga guaraní e nem mesmo o rebote de Luis Muriel foi possível.
Apesar de não chegar constantemente ao ataque, os donos da casa tampouco sofreram uma pressão mais intensa da técnica seleção cafetera, que tinha mais a posse de bola porém seguia com enormes dificuldades de se desfazer do bom esquema montado por Francisco Arce.
O lance mais problemático da primeira parte acabou ocorrendo aos 30 minutos quando Cuadrado invadiu a grande área e foi derrubado pelo zagueiro Gustavo Gómez, porém o árbitro chileno Julio Bascuñán, que estava de frente para o lance, nada marcou.
Na parte complementar, mesmo com os colombianos voltando ainda com mais posse de bola e um domínio das ações mais latente, quem teve a primeira grande oportunidade foi a Albirroja aos 10 minutos. Depois da cobrança de escanteio e a cabeçada de Gómez, o goleiro David Ospina fez uma grande defesa e, no rebote, o time colombiano tirou a bola em cima da linha.
Depois desse momento positivo e as entradas de Derlis González e Lucas Barrios nos lugares de Cristian Riveros e Jorge Benítez, a postura do Paraguai se tornou mais ofensiva e a Colômbia sentiu isso, perdendo terreno dentro do duelo e vendo ainda a equipe de Arce chegar com perigo em um belo chute de Óscar Romero que foi bem defendido por Ospina.
E quando tudo parecia definido, o sopro da inventividade de alguém que veio do banco de reservas resolveu a parada para a Colômbia. Aos 45 minutos, o meia Edwin Cardona tabelou duas vezes com Carlos Bacca e, na saída de Diego Barreto, tocou com categoria para marcar o único tento do confronto em Assunção.