O cuidado com o corpo é fundamental para jogadores de futebol, principalmente para atletas com muitos anos de carreira no alto desempenho. O meio-campista Rômulo, que atuou nas duas últimas temporadas pelo Cruzeiro, pode ser considerado um exemplo desta consistência.
Leia mais: Brasileiro é anunciado por gigante da América do Sul
Atitude de Lucero é condenada por ídolo do Colo-Colo
A preocupação com o aspecto físico e manutenção do padrão de atuações renderam elogios de Antônio Mello, preparador físico multicampeão, com passagens pela Seleção Brasileira, Real Madrid, Palmeiras, Flamengo, Corinthians, Santos e Vasco. O profissional, que trabalhou com o jogador de 35 anos ao longo de 2021, exalta as qualidades do atleta.
“O mais importante que vejo no Rômulo é a qualidade técnica, com um bom passe, leitura para fazer a chegada na área e muito boa marcação, com a influência da escola italiana, que é muito exigente neste contexto. Além disso, na forma física, possui uma resistência privilegiada. Ele consegue apoiar e voltar com a mesma intensidade, com sequência de sprints, mostrando uma capacidade anaeróbica de altíssimo nível, de uma performance de jogador de Europa”, analisa.
Durante a passagem mais recente pelo Cruzeiro, entre 2021 e 2022, o meio-campista atuou em 72 partidas, incluindo a Série B do Brasileirão, a Copa do Brasil e o Campeonato Mineiro. No período, levando em conta apenas as partidas em que foi titular, o atleta atingiu uma distância média percorrida, por jogo, de 11,32 km, além de chegar a 40 sprints acima de 25 km/h.
“A questão da idade é imperceptível no Rômulo. É um atleta profissional, se alimenta, se cuida, tem um bom sono, tem uma boa resposta aos treinamentos de fadiga, uma boa resposta aos treinamentos de força e velocidade, chega cedo no clube, participa de toda sequência de mobilidade, de funcional e força. Ele é totalmente ligado. Ainda tem a questão do caráter, do ser humano que ele é. Tenho orgulho por ter já trabalhado com ele”, acrescenta Mello.
Antes de retornar ao Brasil, Rômulo atuou por quase 10 anos no futebol italiano, com destaque para passagens na Juventus, entre 2014 e 2015, conquistando os títulos da Serie A e da Copa da Itália (ambos em 2014/2015); na Lazio, vencendo a Copa da Itália na temporada 2018/2019; e no Hellas Verona, com mais de 100 partidas disputadas.
“Atuar em alto nível requer muito cuidado fora dos gramados, algo que sempre pautei na minha rotina como atleta profissional. Sei que isso faz muita diferença e auxilia no prolongamento da carreira. Como adquiri experiência ao longo do tempo, hoje procuro passar esse conselho para os mais jovens, não só com palavras, mas principalmente com o exemplo, fazendo aquilo que é certo”, afirma Rômulo.
O atleta está livre no mercado desde o fim do seu vínculo com o Cruzeiro, que se encerrou no último mês. Enquanto ainda define por qual equipe atuará em 2023, o meio-campista segue realizando treinos particulares no Rio Grande do Sul, sua terra natal.