Duas partidas nesse sábado (19) inauguraram a Rodada 30 da LigaPro na contagem geral, a 15ª do segundo turno, onde Barcelona de Guayaquil e Emelec determinarão o campeão do turno que enfrentará a LDU na decisão geral.
Leia mais: Peñarol vence Danubio no encerramento da fase de grupos do Intermedio
Virada de mesa: Alianza Lima quer anular rebaixamento; Entenda
Recebendo o Delfín em seus domínios, o Mushuc Runa venceu por 2 a 0 com tentos marcados por Luis Romero e Muriel Orlando, ambos na etapa complementar. Já no Christian Benítez, o Guayaquil City bateu por 2 a 1 o Deportivo Cuenca marcando com Michael Hoyos e Luis Cano dando o triunfo ao clube do Grupo City. Ángel Quiñonez diminuiu a distância no placar para o clube da província de Azulay.
Nos confrontos do domingo (20), o Emelec joga pensando apenas em um triunfo diante do Olmedo no George Capwell às 21h (horário de Brasília) e uma derrota do Barcelona para a Universidad Católica de Quito no mesmo horário na capital do país para ter chance de levar a taça. Isso porque, além do resultado, a diferença de cinco gols no saldo favorável ao Ídolo ainda precisaria ser tirada.
Com isso, o empate basta ao Barce para assegurar a conquista do returno e, com um triunfo combinado ao revés da LDU frente ao Técnico Universitario (jogam também amanhã às 21h no Casa Blanca), o time guaiaquilenho ainda jogará o confronto de volta no Monumental Isidro Romero por assumir a liderança na tabela geral.