Rodada da Libertadores não ‘resolve’ fase de grupos; entenda

rodada-da-libertadores-nao-resolve-fase-de-grupos-entenda-futebol-latino
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Nesta semana, acontece a última rodada da fase de grupos da Libertadores com 16 partidas ao longo dos próximos três dias. Com isso, a expectativa inicial é de que as oitavas de final estivessem devidamente compostas com todos os classificados. Tanto para a fase seguinte da Liberta como visando o mata-mata da Sul-Americana, já que os terceiros colocados vão para o outro torneio continental.

Leia mais: Seleção do Paraguai divulga seus novos uniformes
CBF define medidas para dar continuidade ao Brasileirão
Diante do Racing (Uruguai), Paulinho fará último jogo pelo Corinthians

Entretanto, uma situação de caráter extraordinário teve efeito tanto na Libertadores como também na Sul-Americana: a tragédia climática vivida no Rio Grande do Sul que segue em estágio crítico. Além das 169 mortes confirmadas e 56 desparecidos, o impacto das enchentes gerou prejuízo direto a mais de 2,3 milhões de pessoas em todo o estado.

Diante desse cenário, equipes como Grêmio e Internacional estavam sem condições de disputar qualquer partida de futebol nas mais diferentes competições que participam. Além de Copa do Brasil e Brasileirão, o Tricolor está na Liberta e o Colorado na Sula.

Por isso, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) precisou remanejar a data dos confrontos envolvendo os times gaúchos e, por consequência, a absoluta definição de todos os classificados.

Situação gremista

O Grêmio está no Grupo C, com três pontos ganhos, e depende somente de suas forças para se classificar em primeiro lugar. Isso porque, além do confronto direto, com o The Strongest (atual ponteiro, com dez unidades), ele duela com Huachipato (vice-líder, com cinco) e Estudiantes. O Pincharrata em terceiro lugar, tendo quatro pontos. Enquanto o jogo com os bolivianos ocorre na próxima quarta-feira (29), no Estádio Couto Pereira, os demais jogos contra chilenos e argentinos acontecem nos dias 4 e 8 de junho, respectivamente.

A única questão que não vai se alterar, de acordo com as partidas do Imortal, é o time de melhor campanha na primeira fase. Três times que lideram suas chaves (Talleres, Palmeiras e River Plate) já chegaram aos 13 pontos enquanto os comandados de Renato Portaluppi, mesmo que ganhem todos os jogos restantes, ficariam com 12.

error: Futebol Latino 2023