Rodada adiada do Clausura beneficia Nacional

Foto: Reprodução/Facebook Nacional

*Por Mônica Alvernaz – Colaboradora do Futebol Latino

A notícia do adiamento da nona rodada do Clausura mexeu com os clubes uruguaios que estão na disputa. Isso porque a programação feita previamente, no que diz respeito aos treinamentos para cada partida, acabam prejudicados com a mudança de última hora no calendário. No entanto, para o Nacional a mudança no calendário do Clausura acabou sendo benéfica.

Leia mais: Coluna FL: Bastidores da Bola, com Rodrigo Sturaro
Um importante toque latino para a consolidação da Juventus na liderança

Na última quinta, ao ser derrotado pelo Rosário Central, o Nacional acabou caindo para a segunda colocação do grupo 2 da Libertadores. Com esse resultado, a equipe uruguaia jogará a primeira partida das oitavas em casa e sairá para decidir seu destino na competição sul-americana.

As partidas de ida pelas oitavas da Libertadores devem ocorrer no período de 26 a 28 de abril, enquanto as de volta entre os dias 3 e 5 de maio. Inicialmente, o Nacional teria um clássico contra o Peñarol para jogar no dia 8 de maio pelo campeonato local, data muito próxima a partida de volta da competição sul-americana. Com a alteração do calendário do Clausura, o Nacional consegue uma folga maior entre as partidas das duas competições e evita o desgaste com viagens.

Ao portal Ovacion, o técnico Jorge Franco falou sobre a mudança nas datas do calendário e destacou a importância de um maior tempo para a recuperação de jogadores lesionados. “Quando ocorreu o replanejamento, todos os pontos que estávamos elaborando foram modificados e obviamente que para nós, que precisamos recuperar jogadores, esse tempo maior é importante, sempre ajuda. No que diz respeito ao calendário, a modificação das datas, sem dúvidas que também colabora e teremos que modificar as estratégias que tínhamos até então”.

O provável adversário da equipe uruguaia deve ficar entre Atlético Mineiro, Corinthians e Toluca, o que será definido ao longo dessa semana, quando os últimos jogos da primeira fase ocorrem e os confrontos serão totalmente definidos. Enquanto aguarda a definição do adversário na Libertadores, o Nacional volta aos treinos na próxima terça, com exceção dos jogadores Gonzalo Porras, Sebastián Fernández, Matías Cabrera e Mathías Olivera que se recuperam de lesão.

error: Futebol Latino 2023