Em pleno estádio Monumental de Lima, o River Plate-URU derrotou o Atlético Grau por 2 a 1. Os Uruguaios estão em vantagem para partida de volta, que será disputada no estádio Parque Alfredo Viera. Os peruanos agora precisam vencer por pelo menos dois gols ou mais em Montevidéu para conquistar a classificação.
LEIA MAIS: Sul-Americana: Huachipato e Deportivo Pasto iniciam a eliminatória no Chile
A partida
Jogando em casa, o Atlético Grau deixou claro desde o início que queria a bola para si e iria propor o jogo. O problema é que essa proposta não deu muito certo. A equipe peruana tinha a bola, mas não sabia o que fazer com ela.
Ao contrário do seu oponente, o River Plate-URU preferiu arriscar na bola área e essa proposta deu muito certo. Os uruguaios foram implacáveis nos cruzamentos. Tanto que os dois gols surgiram de jogadas áreas.
A primeira foi aos 15 minutos. Nicolás Rodríguez bateu escanteio na área, Juan Olivera bem posicionado cabeceou e abriu o placar, 1 a 0.
O segundo saiu 23 minutos. Nicolás Rodríguez faz belíssima jogada pelo lado direito e cruza, José Neris subiu melhor que o zagueiro e cabeceou no canto do goleiro para ampliar, 2 a 0.
No segundo tempo, o Atlético Grau foi para o desespero atrás de diminuir o prejuízo. E poderia ter conseguido já no começo da etapa final, caso o árbitro tivesse marcado um pênalti claro a seu favor.
Os peruanos continuaram insistindo em busca do gol, mas os uruguaios conseguiam se segurar bem na defesa e administrar com competência o resultado.
A pressão do Atlético Grau aumentava a cada minuto, enquanto o River Plate-URU fazia o que podia e o que não podia para segurar o ímpeto dos peruanos.
Mas no finalzinho do jogo, os deuses do futebol premiaram o Atlético Grau. Gonzales foi na linha de fundo e passou para trás, Ramirez dominou e bateu no ângulo. Um golaço, 1 a 2.
Os peruanos ainda pressionaram bastante em busca do empate, mas os uruguaios conseguiram truncar bem o final do jogo e segurar o resultado.