*Por Danilo Di Grado
Em duelo pelas quartas de final, na última quinta-feira, Melgar e Internacional não saíram do zero no estádio Monumental de UNSA.
Leia Mais: Veja a mensagem de Suárez após o primeiro gol pelo Nacional
Lutando por vaga na semi, Nacional mira quebra de tabu na Sul-Americana; saiba mais
Sem vantagem, a equipe de Arequipa terá uma difícil missão de tentar surpreender o Colorado fora de casa. Mas o histórico a favor dos times peruanos não traz boas recordações. Voltando no tempo, em 2002, o Alianza Lima chegou à mesma fase tendo como rival o Nacional-URU. Apesar da vitória na ida por 1 a 0, foi surpreendido pelo Decano na volta, por 3 a 1, sendo eliminado no torneio continental.
No ano seguinte, em 2003, o Cienciano fez a história ser diferente. Nas quartas, o rival foi o Santos. Em dois jogos muito equilibrados, tudo foi decidido no detalhe. Após empatar na em 1 a 1, mostrou sua força no duelo da volta conquistando um triunfo por 2 a 1. Na ocasião, o clube de Cusco garantiu o título, o primeiro de sua história.
Apesar do feito, anos mais tarde, as coisas não foram favoráveis aos peruanos. Em 2011, o Universitario encarou o Vasco da Gama. Apesar da boa vantagem construída na ida po 2 a 0, não contava com a goleada sofrida na volta por 5 a 2 para os cariocas, que avançaram na competição. Já em 2014, o Atlético Nacional não deu chances ao Universidad César Vallejo. Conquistando duas vitórias por 1 a 0, tanto na ida, quanto na volta, deixou novamente uma equipe peruana de fora de uma semi.
Mais recente, em 2021, o Sporting Cristal tinha a expectativa de reviver o feito conquistado pelo Cienciano. Mas as coisas saíram conforme o esperado. Saindo de campo derrotado por 3 a 1 na ida, apenas a vitória interessava na volta. Porém, na casa dos uruguaios, voltou a ser batido, desta vez por 1 a 0, deixando a vaga escapar.
CALENDÁRIO
Internacional e Melgar entrarão em campo na próxima quinta-feira (11), às 19h15 (de Brasília), no estádio Beira-Rio.