*Por Danilo Di Grado
Buscando sua vaga nas quartas de final da CONMEBOL Libertadores, o Emelec terá que superar uma marca negativa diante de clubes brasileiros na fase de oitavas da competição.
Leia Mais: Antes de encarar o Corinthians, Boca Juniors sofre goleada no Campeonato Argentino
Especulado em Santos e Flamengo, Angileri define seu destino
Nas 10 vezes em que avançou na fase de grupos, em três oportunidades encarou times do Brasil na sequência. Porém, não levou a melhor em nenhuma. Inicialmente, em 2012, teve o Corinthians como rival. Apesar de ficar no empate sem gols na ida, foi superado pelo Timão na volta, pelo placar de 3 a 0, resultando em sua eliminação.
Já no ano seguinte, em 2013, o adversário da vez foi o Fluminense. Tentando deixar o passado de lado, ficou próximo da classificação ao vencer o Tricolor das Laranjeiras por 2 a 1 na ida. Entretanto, na volta, foi derrotado por 2 a 0 pelo time carioca, que acabou garantindo a vaga na ocasião.
Contando com duas eliminações, em 2019 tinha tudo para colocar um fim no retrospecto negativo. Tendo pela frente o Flamengo, chegou a vencer o jogo de ida por 2 a 0, mas acabou sendo derrotado pelo mesmo placar na volta. Nas penalidades, deixou a vaga escapar ao ser derrotado por 4 a 2.
Agora na edição de 2022, vive a expectativa de fazer uma escrita diferente. Empatando o primeiro jogo contra o Atlético-MG, no estádio George Capwell, em 1 a 1, agora mira o confronto da volta, na próxima terça-feira (5), às 19h15 (de Brasília), no estádio do Mineirão.