*Por Mônica Alvernaz – Colaboradora do Futebol Latino
Após a saída de Julio César Baldivieso da seleção boliviana, no início de julho, a Federação Boliviana de Futebol (FBF) está em fase de definição do perfil do novo técnico da seleção local, o que pode ser definido na tarde desta quinta (14).
Leia mais: Opinião FL: a conturbada eliminação do São Paulo na Libertadores
Ranking FIFA: Argentina segue líder, Venezuela dá solta e Bolívia em queda livre
Até agora, apenas uma certeza: a busca por um técnico de fora da Bolívia ocorreria apenas em último caso. Antes disso, a FBF pretende esgotar todas as opções no mercado nacional para assumir o comando da seleção boliviana.
A preferência por alguém do próprio país pode ter sido a principal razão para que a FBF descartasse Maradona e Nery Pumpido, ambos argentinos, para o cargo. Segundo o portal Diez.bo, empresários dos treinadores procuraram a FBF recentemente.
Dentro da Bolívia as principais opções para assumir o comando da seleção boliviana são César Farías, atualmente comandando o The Strongest, e Eduardo Villegas, técnico do Sport Boys.
A expectativa é que a decisão seja tomada já nos próximos dias, pois existe urgência da FBF em definir o novo comandante da seleção boliviana.
Atualmente, a Bolívia ocupa a penúltima posição na tabela de classificação das Eliminatórias da Copa do Mundo 2018, a frente apenas da seleção da Venezuela, lanterninha da competição.
Com apenas 3 pontos somados nas eliminatórias, a Bolívia precisa agir o quanto antes para tentar se recuperar na competição que garante acesso a próxima Copa do Mundo na Rússia.
Até o momento, a Bolívia venceu apenas 1 das partidas disputadas nas eliminatórias e saiu derrotada em outras três, o que lhe dá o segundo pior desempenho da competição até aqui.
Devido a importância da decisão, os membros da federação, que estão reunidos nesta quinta (14) em Cochabamba, podem continuar a reunião até a próxima sexta (15), conforme destacou o presidente Rolando López ao portal Diez.bo.