O formato de disputa do campeonato equatoriano pode dar a impressão de que o vencedor do Primera Etapa teria a chance de “relaxar” na segunda parte do ano. Porém, não foi assim que a LDU encarou a temporada de 2018, muito pelo contrário.
Leia mais: Sem espaço no Benfica, Nicolás Castillo pode voltar ao México
Gabriel Mercado diz que Sevilla ainda não o procurou para renovação
Apesar de não conseguir levar os dois torneios e conquistar o torneio de maneira absoluta, os comandados de Pablo Repetto foram competitivos o ano todo e mostraram isso com a conquista merecida do título na decisão diante do Emelec.
Primera Etapa marca “ressurreição” da Liga
Depois de uma temporada de 2017 marcada por muitas críticas de torcedores e analistas com o futebol pouco criativo, a LDU sabia que precisava ser contundente logo de cara no ano para dar uma resposta a altura de um time campeão de Libertadores.
O resultado? Uma equipe que privilegiava a segurança defensiva a maneira mais envolvente de jogo mesmo contando com o fator altitude, porém não menos eficiente e letal. Com isso, faturou o troféu e, em julho, já estava confirmado na decisão geral.
Segunda Etapa e o Emelec se segura na ponta
Fortalecido no cenário nacional nos últimos anos desde a passagem de Gustavo Quinteros (confirmado na última semana comandante da Universidad Católica), o time de Guayaquil marcou presença ganhando o Segunda Etapa com a LDU não muito distante.
Para se ter uma ideia como a cobrança de Pablo Repetto se refletiu nos seus comandados, a diferença de pontos da Liga para o Bombillo foi de apenas quatro unidades.
Dois jogos decisivos e a regularidade prevaleceu
Decidindo o campeonato equatoriano, a missão de segurar o poderoso sistema ofensivo dos Electricos e o inspirado Brayan Angulo foi quase perfeito no primeiro tempo do confronto de ida, mas aos 44 minutos o artilheiro deixou sua marca. Porém, o gol em falha do sistema defensivo aproveitado por Anderson Julio foi trivial para garantir um precioso empate no George Capwell.
Na volta, diante do torcedor Blanco, o mesmo Anderson Julio apareceu rapidamente aos 10 minutos para marcar o gol que foi o último da competição e o definidor do título nacional da LDU.