Retorno das torcidas: como elas fazem a diferença no desempenho

torcida-atletico-mg-futebol-latino-22-11
Foto: Bruno Cantini/Atlético

*Por Agência Conversion

Uma das grandes perdas para o futebol durante a pandemia foi, sem dúvidas, a impossibilidade das torcidas marcarem presença nos estádios. Durante todo o ano de 2020, praticamente, boa parte dos jogos foi paralisada e, quando voltaram, as torcidas não estavam autorizadas a participar – e os impactos no ânimo e no aproveitamento dos times sem uma das partes essenciais de uma partida foram muito visíveis. Afinal, é a torcida que puxa os jogadores e, consequentemente, toda a equipe para cima, inclusive técnicos e treinadores, que sentem a vibração do público de acordo com o desempenho em campo.

Leia mais: Clube sul-americano estuda uma oferta para Gonzalo Higuaín
Semana histórica! River Plate pode alcançar título inédito com Marcelo Gallardo

De acordo com um levantamento da Goal, que levou em consideração o desempenho e o aproveitamento dos times da Série A do Brasileirão (incluindo os times que caíram para a Série B e os que subiram da B para a A), os números não mentem: sem dúvidas, o maior desempenho dos times foi com as torcidas em campo. O América-MG, por exemplo, teve um aproveitamento de 66,7% com o público em 2020, ao passo que, em 2021, o aproveitamento foi de apenas 44,4%.

O Atlético-GO, em 2020, obteve um aproveitamento de 47,7%, e de apenas 39,4% em 2021, sem a torcida. Isso se repete também com Bahia, Bragantino, Chapecoense (que, aliás, enfrenta seu pior momento na temporada), Corinthians, Cuiabá, Fluminense, Grêmio, Internacional . Em outros casos, como Coritiba, Ceará e Botafogo, por exemplo, o desempenho em 2021 foi maior. Obviamente, os fatores que interferem no aproveitamento são vários, mas, no geral, os times que se dão melhor com a torcida em campo são maioria nos números.

Para que as torcidas voltassem para os estádios em 2021, as autoridades locais precisaram planejar um esquema muito correto na entrada das partidas. Esquema vacinal completo, com apresentação da carteirinha de vacinação, ou exame de COVID feito em até 48 horas são medidas essenciais para evitar a propagação do coronavírus. Além disso, o uso de máscaras e a higiene das mãos também são estritamente recomendados, além do distanciamento social que, infelizmente, não tem sido cumprido corretamente.

Porém, isso tudo não impede que as torcidas apaixonadas se dirijam até os estádios para apreciar e torcer por seus times do coração. Há, inclusive, pessoas que viajam vários quilômetros para marcar presença nos estádios, podendo se locomover com seminovos Volkswagen ou outros tipos de carros.

Banner-Cyber-Bet-300-250-interna-Futebol-Latino-13-07

Assim, os números só reforçam o fato de que os torcedores são, sem dúvidas, o “coração” das equipes e farão toda a diferença nos campeonatos de 2021 e 2022.

error: Futebol Latino 2023