Respeitando seu estilo e limites, Peñarol faz apresentação digna da tradição

respeitando-estilo-limites-penarol-apresentacao-digna-tradicao-Futebol-Latino-04-04
Foto: Carl de Souza/CDS/AFP

O confronto entre Flamengo e Peñarol da última quarta-feira (3) era tão importante para as pretensões do clube brasileiro como também para a equipe uruguaia. Seja pensando no aspecto de pontuação como, efetivamente, para demonstrar ao seu próprio torcedor quais as reais aspirações do plantel dirigido por Diego López na Copa Libertadores.

Leia mais: Rodriguinho brilha e Cruzeiro mantém 100% na Libertadores
Deportivo Lara derrota Huracán e assume a vice-liderança do grupo do Cruzeiro

Com corriqueiras eliminações de maneira precoce e dolorida tanto na Liberta como na Sul-Americana, o time Carbonero não começou bem essa edição sendo apático na altitude contra a LDU e goleou o modesto San José em seus domínios. Logo, passava ontem no Rio de Janeiro por seu novo teste de força contra a equipe de maior poderio da chave.

Até mesmo pela formação de elenco do Manya, baseada essencialmente em jogadores mais experientes e que preferem um estilo mais cadenciado com toques pontuais de velocidade e juventude, não seria comum que a equipe chegasse para jogar diante do Rubro-Negro no Maracanã completamente tomado “de peito aberto”.

Foi com esse respeito e com essa consciência que a formação charrua fechou muito bem os espaços e, se não conseguiu acionar com constância a meta de Diego Alves na base dos contra-ataques ao chegar somente uma vez com real clareza de oportunidade, tampouco experimentou elevados níveis de sofrimento no plano defensivo.

O meio-campo carregado com cinco peças tendo o veterano Walter Gargano na última linha defensiva antes da dupla de zaga fez um trabalho de contensão que, além de limitar a linha de criação do adversário, trouxe à tona uma impaciência das arquibancadas do Maracanã que ficou evidenciada na dura falta que resultou na expulsão de Gabigol.

À partir dali, se abria uma possibilidade de vitória que o Peñarol não poderia desperdiçar. Percebendo isso, López colocou Lucas Viatri para elevar sua estatura e apostar nas bolas alçadas ou mesmo de jogadas mais pacientes para aproveitar a superioridade numérica, algo que foi capitalizado na bela infiltração do atacante argentino em meio a um já afobado time carioca.

error: Futebol Latino 2023