Obter informações nunca foi tão fácil. Através de sites e redes sociais, pessoas com acesso a internet ficam sabendo, em tempo real, sobre notícias do seu interesse. Para aqueles dos tempos analógicos e dos jornais impressos, a comodidade do meio online é inestimável.
E para quem não gosta das redes sociais? Existem outras opções, é claro! Entre as mais comuns estão os alertas de notícias sobre determinados assuntos. Usando apenas um endereço de e-mail, é possível receber informações sem precisar acessar nenhum site.
Nesses casos, o e-mail adquire importância ainda maior. É através dele, por exemplo, que você poderá saber novidades sobre o seu time. Se um problema ocorre com o endereço eletrônico que utiliza para essa tarefa, todo o seu contato com as novidades irá cessar.
Pensando nessas questões, hoje eu vou falar um pouco sobre os principais problemas que podem ocorrer com o servidor de e-mails Outlook e como eles podem ser corrigidos utilizando o Repairit for Email, um programa de reparação de erros com ferramentas fáceis de usar.
Principais problemas no Outlook
O Outlook é um serviço de e-mail lançado pela gigante Microsoft em 2012. Ele veio para substituir o Hotmail, antigo correio eletrônico da empresa criado em 1996. É possível acessá-lo em navegadores e programas no computador e em aplicativos para smartphones.
Assim como outros serviços gratuitos online, o Outlook está suscetível a diversos problemas. Mais do que isso, ele carrega algumas funcionalidades que podem acarretar frustrações para os usuários, necessitando o uso de programas externos de reparo do Outlook, sendo que os erros com arquivos OST/PST estão entre os mais comuns.
Essas duas siglas se referem às extensões dos Arquivo de Dados do Outlook (.pst) e Arquivo de Dados do Outlook Offline (.ost). Como seus nomes sugerem, eles guardam informações sobre o seu e-mail.
Caso arquivos com essas extensões sejam corrompidos, os dados contidos neles poderão desaparecer. Na prática, isso significa que você pode perder informações importantes sobre o seu correio eletrônico, o que pode ser fatal, dependendo do que você tiver armazenado.
Outro problema comum é a exclusão incorreta de e-mails. O Outlook permite que e-mails sejam recuperados após serem deletados, mas isso só funciona durante um período de tempo. Para aqueles que perderem o prazo, as mensagens e arquivos desaparecem.
Felizmente, existem formas de corrigir a maior parte dessas falhas e inconveniências do sistema de correio eletrônico da Microsoft. A principal delas se dá com o uso do Repairit, um programa com ferramentas para recuperação de arquivos corrompidos e e-mails deletados.
Ferramentas do Repairit
Agora que já falamos sobre os problemas, chegou o momento de falar das soluções! Uma série de programas na internet promete correções e reparos para e-mails Outlook, mas a eficácia nem sempre é garantida. É preciso que os usuários tenham bastante cuidado.
O Wondershare Repairit é um programa com foco na recuperação de áudios, fotos, vídeos e demais tipos de arquivos corrompidos ou apagados. Ele está disponível para computadores com os sistemas operacionais Windows e MacOS e pode ser baixado para um teste gratuito.
Dentre os “demais tipos de arquivos corrompidos ou apagados” estão aqueles com a extensão .pst e .ost, sobre os quais eu falei em um momento anterior. Ou seja, com o programa você consegue recuperar dados inutilizáveis ou inacessíveis do seu e-mail.
O Repairit for Email, mencionado em um dos parágrafos introdutórios, é uma das ferramentas do Wondershare Repairit. Ele existe com o foco nos e-mails do Outlook e, assim como o restante do programa, pode ser baixado no site para teste de maneira gratuita.
Entre as vantagens das ferramentas do Repairit está a sua facilidade de uso. A maioria das pessoas provavelmente não tem tempo para aprender como corrigir erros ou corrompimentos em arquivos de e-mails, o que torna o programa ainda mais acessível e útil!
Como corrigir alguns problemas do Outlook com o Repairit?
O primeiro passo para reparar os arquivos PST/OST do Outlook é baixar o Repairit for Email no site do programa. Você pode fazer isso clicando em “teste grátis” logo na primeira página, tomando cuidado para escolher a versão correta de acordo com o seu sistema operacional.
Em seguida, você irá instalar o programa. O processo é rápido e intuitivo, basta seguir os passos indicados na tela. Instalação concluída, clique no botão “iniciar agora” e você será levado para a página inicial do Repairit, a qual provavelmente pedirá arquivos para recuperar.
Para obtê-los, é preciso acessar o seu e-mail, a fim de obter os arquivos .pst e .ost que pretende recuperar. Baixá-los é uma tarefa simples, com tutoriais disponíveis no próprio site da Microsoft. Feito isto, está tudo pronto para fazer as correções com o Repairit.
Na tela do programa, clique em “adicionar arquivo” e depois em “navegar”. Uma tela se abrirá, pedindo que localize os arquivos corrompidos. Basta encontrar onde eles estão e clicar duas vezes. O Repairit fará a recuperação em poucos minutos, sem transtornos!
Com o seu e-mail em dia, você não perderá mais as últimas informações sobre o seu time do coração! Seguindo o passo a passo listado nesse texto, eu tenho certeza que todos os seus problemas com o endereço eletrônico do Outlook serão resolvidos. Boa sorte.