Relembre todas as finais entre Brasil x Argentina na Libertadores

Foto: Arquivo Conmebol

Nesta quarta-feira iremos conhecer o 54º campeão da história da Libertadores da América. De um lado o Lanús, time que cresceu muito nos últimos anos no futebol argentino e busca seu primeiro título da competição. Do outro o tradicional Grêmio, que tem uma das camisas mais pesadas do Brasil e consequentemente da América do Sul.

Leia Mais: Renato crava: “Treinei eles para uma volta olímpica”
Campeão da América do Sul será conhecido neste meio de semana

Mesmo com esse confronto inédito, a partida marca mais um encontro entre brasileiros e argentinos na final do torneio continental. Desde o início da Libertadores, em 1960, os dois países se enfrentaram 12 vezes com oito vitórias hermanas e quatro tupiniquins.

Relembre abaixo todas as decisões entre Brasil e Argentina na Libertadores:

1963: Boca Juniors x Santos

Com o Rei Pelé dentro de campo, o Peixe não deixou a oportunidade de conquistar a América escapar e ficou com o título após vencer o primeiro jogo por 3 a 2 e a volta por 2 a 1

1968: Independiente x Palmeiras

Naquele ano, o Independiente dava seu primeiro passo para ganhar o apelido Rey de Copas. Após uma vitória para cada lado, o time de Avellaneda venceu o Verdão por 3 a 0 em Montevidéu e ficou com a taça.

1974: Independiente x São Paulo

Temido na América do Sul, o maior campeão da Libertadores voltou a ser protagonista no torneio diante de um time brasileiro. Em nova decisão de três jogos, o Independiente bateu o Tricolor do Morumbi no terceiro confronto por 1 a 0 e levantou mais um troféu.

1976: Cruzeiro x River Plate

A segunda vitória brasileira veio com o Cruzeiro. Recheado de grandes craques como Nelinho, Piazza, Jairzinho e Palinha, o time mineiro passou pelo River Plate e conquistou a América de forma inédita.

1977: Boca Juniors x Cruzeiro

A vingança argentina veio no ano seguinte. Novamente o Cruzeiro representou o Brasil e venceu seu jogo no Mineirão por 1 a 0. Os Xeneizes devolveram o placar e na decisão em Montevidéu triunfou nos pênaltis.

1984: Independiente x Grêmio

Mais uma vez o Rey de Copas voltou a assombrar o futebol brasileiro. Diante do Grêmio, o Independiente venceu em Porto Alegre por 1 a 0 e segurou um empate sem gols em Avellaneda.

1992: São Paulo x Newell’s Old Boys

A década de 90 foi gloriosa para os times brasileiros na Libertadores. Logo de cara, uma decisão entre São Paulo e Newell’s entrou para a história do torneio. Comandado por Telê Santana, o Tricolor passou pelo time argentino nos pênaltis para dominar a América pela primeira vez em sua história.

1994: Vélez Sarsfield x São Paulo

Dois anos depois o Tricolor buscava seu terceiro título do torneio, mas dessa vez viu seu plano ser frustrado pelo Vélez de Chilavert e Carlos Bianchi. No Morumbi, o time argentino venceu nos pênaltis e ficou com a taça.

2000: Boca Juniors x Palmeiras

Campeão da Libertadores de 1999, o Palmeiras de Felipão era favorito contra o Boca Juniors. Na La Bombonera, o duelo terminou empatado por 2 a 2. Em São Paulo, o time Xeneize segurou o rival e após empatar por 0 a 0 voltou a reinar na América ao vencer por 4 a 2 nos pênaltis.

2003: Boca Juniors x Santos

O Santos de Robinho, Diego, Elano e Cia encantou o Brasil e a América do Sul com seu jeito de jogar futebol menos o Boca Juniors de Carlitos Tévez. Em Buenos Aires vitória Xeneize por 2 a 0. No Morumbi, outro triunfo argentino e festa dos hermanos.

2007: Boca Juniors x Grêmio

A década de 2000 teve o Boca como o grande bicho-papão do continente. Diante do Grêmio de Mano Menezes, a equipe que contava com o talento de Riquelme, definiu o título dentro de casa ao vencer por 3 a 0. No Olímpico, o Tricolor até tentou, mas foi derrotado por 2 a 0.

2012: Corinthians x Boca Juniors

Um verdadeiro grito de Libertação ecoou no Pacaembu no dia 4 de julho de 2012. Após empatar por 1 a 1 em Buenos Aires, o Corinthians venceu o Boca com dois de Emerson Sheik e quebrou a seca brasileira contra o futebol argentino e ficou com o inédito título da Libertadores.

error: Futebol Latino 2023