Relembre os confrontos da Copa Interamericana

*Por Juliano Rangel

A informação do provável retorno dos clubes mexicanos, juntamente com as equipes norte-americanas, a Copa Libertadores a partir de 2020, movimentou os bastidores da competição no início da última semana. Aliás, você pode aproveitar o código promocional 1xbet para apostar em suas competições favoritas. Mas, você sabia que os duelos entre as equipes confederadas a Conmebol e a Concacaf eram frequentes entre os anos de 1969 e 1998 e valiam até taça? Pois é, o torneio em questão era a Copa Interamericana.

Leia mais: Ex-Flamengo comenta permanência em Colo-Colo: “Aqui é minha casa”

Jogador mexicano entra na mira de dois clubes da Premier League

Disputado em 18 oportunidades, o campeonato colocava frente a frente o campeão da Copa Libertadores da América e o campeão da Copa dos Campeões da Concacaf. Reveja os duelos e os vencedores de cada edição:

1969

A primeira edição do torneio teve como equipes participantes o Estudiantes de La Plata, campeão da Copa Libertadores de 1968, e o Toluca, vencedor da Copa dos Campeões da Concacaf de 1968.

No primeiro jogo, realizado no Estádio Azteca, a equipe argentina foi saiu vencedora pelo placar de 2 a 1. No segundo duelo, que aconteceu em La Plata, o Toluca devolveu o marcador do primeiro jogo.

O terceiro e decisivo duelo entre as equipes foi realizado em campo neutro, no Estádio Centenário, no Uruguai. O Estudiantes venceu o jogo por 3 a 0 e ficou com a primeira edição do torneio.

1972

A segunda edição da copa teve como adversários o Nacional, campeão da Copa Libertadores de 1971, e o Cruz Azul, campeão da Copa dos Campeões da Concacaf de 1971.

O primeiro duelo, que foi realizado no Estádio Azteca, terminou empatado em 1 a 1. No segundo jogo, disputado no Estádio Centenário, o Rey de Copas venceu em seus domínios por 2 a 1 e ficou com a taça.

1973

Colocando frente a frente o Independiente, campeão da Libertadores de 1972, e o Olimpia, campeão da Copa do Campeões da Concacaf de 1972, o torneio teve seu primeiro jogo realizado em Honduras, com a equipe argentina vencendo por 2 a 1.

No segundo jogo, o Independiente novamente impôs seu jogo, venceu por 2 a 0 e ficou com o título.

1974    

O torneio daquele ano teve como participantes o Independiente, campeão da Libertadores de 1974, e o Municipal, campeão da Copa do Campeões da Concacaf de 1974. O primeiro jogo, que aconteceu na Guatemala, teve como vencedor o Independiente pelo placar de 1 a 0.

Na segunda partida, realizada novamente na Guatemala, o Municipal devolveu o placar do primeiro jogo. Pela primeira vez, o torneio foi decidido nos pênaltis com o Independiente saindo campeão após vencer pelo placar de 4 a 2. Confira o gol marcado pela equipe guatemalteca no tempo normal:

1976

Mais uma edição com sede fixa, desta vez a cidade de Caracas, na Venezuela, que recebeu o Independiente, campeão da Libertadores de 1975, e o Atlético Español, campeão da Copa do Campeões da Concacaf de 1975.

O primeiro jogo terminou empatado em 2 a 2. No segundo duelo aconteceu um novo empate, desta vez em 0 a 0. Na disputa de pênaltis, o Independiente faturou o tricampeonato do torneio após vencer por 4 a 2. Reveja os melhores momentos daquele jogo:

1978

Segunda edição que contou com três jogos, o torneio de 1978 teve como participantes o Boca Juniors, campeão da Libertadores de 1977, o América do México, campeão da Copa do Campeões da Concacaf de 1977.

No primeiro duelo, realizado na La Bombonera, o Boca levou a melhor com o placar de 3 a 0. Na segunda partida, no Estádio Azteca, o América conseguiu sair com a vitória por 1 a 0.

O terceiro jogo foi realizado, novamente, no Estádio Azteca. O América venceu a partida por 2 a 1 e acabou se consagrando o primeiro representante da Concacaf a ser campeão do torneio. Confira os melhores lances daquela partida:

1980

Naquela edição, Olimpia, campeão da Libertadores de 1979, e Club Deportivo FAS, campeão da Copa do Campeões da Concacaf de 1979, disputaram o título em duas partidas.

Na primeira partida, disputada no Estádio Cuscatlán, em El Salvador, as duas equipes empataram pelo placar de 3 a 3. No segundo jogo, no Estádio Defensores del Chaco, o Olimpia ficou com o título após golear a equipe salvadorenha por 5 a 0.

1981

Nacional, campeão da Libertadores de 1980, e Pumas, campeão da Copa do Campeões da Concacaf de 1980, fizeram a final daquela edição em três partidas.

O primeiro jogo foi disputado no Estádio Olímpico Universitario, no México, e o Pumas saiu vencedor pelo placar de 3 a 1. No segundo jogo, no Estádio Centenário, no Uruguai, o Nacional devolveu o mesmo placar.

No último duelo, realizado no Los Angeles Memorial Coliseum, nos Estados Unidos, o Pumas saiu vencedor com o marcador de 2 a 1. Relembre o gol de Gustavo Vargas, que deu o título a equipe mexicana:

1986

Decidido em apenas uma partida, a torneio de 1986 colocou frente a frente o Argentinos Juniors, campeão da Libertadores de 1985, e o Defence Force, de Trinidad y Tobago, campeão da Copa do Campeões da Concacaf de 1985.

Com a bola rolando no Estádio Hasely Crawford, em Trinidad y Tobago, a equipe argentina levou a melhor com uma vitória pelo placar de 1 a 0 e ficou com o titulo.     

1987

Disputada entre o River Plate, campeão da Libertadores de 1986, e o Alajuelense, da Costa Rica, campeão da Copa do Campeões da Concacaf de 1986, o torneio foi definido em duas partidas.

No primeiro duelo, realizado no Estádio Alejandro Morera Soto, na Costa Rica, as duas equipes ficaram no empate em 0 a 0. Na segunda partida, o River Plate conquistou o título após vencer por 3 a 0. Reveja os melhores momentos dos dois jogos:

1989

Na edição de 1989, o Nacional, campeão da Libertadores de 1988, e o Olimpia, de Honduras, campeão da Copa do Campeões da Concacaf de 1988, disputaram o título em duas partidas.

Na primeira partida, no Estádio Nacional, em Honduras, as duas equipes ficaram no empate em 1 a 1. Já no segundo jogo, no Estádio Centenário, o Nacional aplicou uma goleada por 4 a 0 e ficou com o troféu. Confira os melhores momentos daquela partida:

1990

Disputando o título de 1990, Atlético Nacional, campeão da Libertadores de 1989, e o Pumas, de Honduras, campeão da Copa do Campeões da Concacaf de 1989, se encontraram em dois duelos.

No primeiro jogo, no Estádio Atanasio Girardot, na Colômbia, o Atlético Nacional venceu por 2 a 0. No segundo jogo, disputado no Estádio Olímpico Universitario, no México, nova vitória da equipe colombiana, desta vez por 4 a 1, e título para Los Verdolagas.

1991

A edição de 1991, colocou frente a frente Olimpia, campeão da Libertadores de 1990, e América do México, campeão da Copa do Campeões da Concacaf de 1990.

No primeiro duelo, no Estádio Manuel Ferreira, no Paraguai, as duas equipes ficaram no empate em 1 a 1. No segundo duelo, disputado no Estádio Azteca, o América ficou com o título após vencer o jogo por 2 a 1. Relembre aquele triunfo:

1992

Disputado entre o Colo-Colo, campeão da Libertadores de 1991, e o Puebla, do México, campeão da Copa do Campeões da Concacaf de 1991, o torneio foi decidido em dois jogos.

Na primeira partida, Estádio Olímpico, no México, o Colo-Colo goleou por 4 a 1. No segundo jogo, no Estádio Monumental de Santiago, o Cacique venceu, mais uma vez, com o placar de 3 a 1 e ficou com o título. Reveja os melhores momentos dos dois jogos:

1994

Está foi à primeira edição em que o representante da Conmebol não era o vencedor da Copa Libertadores do ano anterior. Vice-campeão do torneio de 1993, a Universidad Católica substituiu o São Paulo que desistiu de participar da Copa Interamericana por conta do calendário apertado da equipe naquele ano.  

O clube chileno teve como adversário o time do Saprissa, da Costa Rica, campeão da Copa do Campeões da Concacaf de 1993. No primeiro jogo, disputado no Estádio Ricardo Saprissa, na Costa Rica, o Saprissa venceu por 3 a 1.

No segundo jogo, a Universidad Católica ficou com título após vencer pelo placar de 5 a 1. Veja os melhores momentos daquela partida:

1996

Contando com as participações do Vélez Sarsfield, campeão da Libertadores de 1994, e do Cartaginés, da Costa Rica, campeão da Copa do Campeões da Concacaf de 1994, o torneio foi decidido em duas partidas.

No primeiro jogo, realizado Estádio José Rafael “Fello” Meza Ivancovich, na Costa Rica, as duas equipes ficaram no empate em 0 a 0. A segunda partida foi no Estádio José Amalfitani, na Argentina, onde o Vélez venceu por 2 a 0 e ficou com a taça. Confira os melhores momentos das duas partidas:

1997

A edição de 1997 teve como participantes o Atlético Nacional, campeão da Libertadores de 1995, e o Saprissa, da Costa Rica, campeão da Copa do Campeões da Concacaf de 1995.

Com a decisão ocorrendo em jogo único, realizado no Estádio Ricardo Saprissa, na Costa da Rica, o Atlético Nacional chegou ao segundo título no torneio após vencer pelo placar de 3 a 2.

1998

A última edição do torneio foi disputada entre dois clubes representantes de dois países que nunca haviam participado do torneio. De um lado, o Vasco do Gama, do Brasil, campeão da Libertadores de 1998, e do outro o DC United, dos Estados Unidos, campeão da Copa do Campeões da Concacaf de 1998.

O torneio foi disputado em duas partidas, com a primeira acontecendo no Robert F. Kennedy Memorial Stadium, onde o Vasco venceu pelo placar de 1 a 0.

No segundo duelo, no Lockhart Stadium, o DC United conseguiu reverter o placar da ida, vencendo por 2 a 0 e ficando com o título da última edição da Copa Interamericana. Confira os gols daquele jogo:

error: Futebol Latino 2023