O mundo vai parar no próximo domingo. River Plate e Boca Juniors finalmente decidem a final da Libertadores da América e o Santiago Bernabéu, em Madri, será palco do confronto. Apesar do jogo em campo neutro, esta não é a primeira vez que os dois maiores da Argentina se enfrentam fora do território albiceleste.
Leia Mais: Atlanta United e Portland Timbers decidem o título norte-americano de futebol
Emelec segura empate contra a LDU e chega na frente para “decisão”
Nos cinco jogos anteriores, o equilíbrio é impressionante. Cada um tem duas vitórias e, no último encontro, houve empate. Confira abaixo o retrospecto dos jogos:
1955 – Boca Juniors 5 x 2 River Plate
O primeiro clássico fora da Argentina aconteceu em 1955. Na ocasião, o estádio Centenário, em Montevidéu foi o palco do jogo e o time Xeneize massacrou o rival ao vencer por 5 a 2. Destaque para Boyé que marcou quatro gols.
1978 – River Plate 2 x 0 Boca Juniors
Novamente em território uruguaio, os dois rivais mediram forças em quadrangular que contou com as presenças de Nacional e Peñarol. Desta vez, os Millonarios levaram a melhor e venceram por 2 a 0. No duelo, Beto Alonso foi o grande nome com dois gols.
1984 – Boca Juniors 2 x 0 River Plate
Em nova partida no Centenário, o Boca Juniors retomou a vantagem nos duelos. Com gols de Ricardo Gareca e Porte, o time da La Bombonera derrotou o adversário por 2 a 0.
2002 – River Plate 2 x 1 Boca Juniors
Desta vez nada de Uruguai. River e Boca mediram forças na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos. O time Xeneize abriu o placar com Burdisso, mas o Millonario buscou o jogo e virou o jogo através de Matias Lequi e Juan Pablo Ramponi.
2014 – Boca Juniors 2 x 2 River Plate
O último duelo aconteceu no México. Como é de praxe, o jogo foi pegado e repleto de jogadas ríspidas. Apesar da vontade demonstrada entre os times, o duelo terminou empatado por 2 a 2.
Placar Geral
Vitórias do Boca Juniors: 2
Vitórias do River Plate: 2
Empate: 1
Gols marcados pelo Boca Juniors: 9
Gols marcados pelo River Plate: 8