Relembre o título Mundial do River Plate de 1986

Foto: Olé

*Por Caio Cesar – Colaborador do Futebol Latino

O Club Atlético River Plate, atual campeão da Recopa Sulamericana e da Copa Libertadores, comemora nesta segunda-feira, os 29 anos da conquista do seu único título mundial (Copa Intercontinental), feito este realizado em 14 de dezembro de 1986, ao vencer por 1 a 0 com gol do camisa 7 Antonio Alzamendi, o Steaua Bucuresti da Romênia, no estádio Nacional de Tóquio, diante de 62 mil espectadores.

Leia Mais: Torcedor do River Plate descarta Barcelona e confia no título Mundial
Marcelo Gallardo lamenta a falta de elenco do River Plate

Um timaço dirigido fora de campo pelo técnico Hector “El Bambino” Veira, e que dentro das 4 linhas contou com a visão de jogo e o talento magnífico do enganche Norberto Alonso, a boa proteção a linha de defesa executada pelo volante central Américo Gallego, a destacada qualidade na saída de bola e projeção ofensiva pelas meias com Hector Henrique pela direita, Roque Raúl Alfaro pelo lado esquerdo do grande círculo, e com dois uruguaios entre os titulares.

Nelson Gutiérrez formou a frente do bom goleiro Nery Pumpido, uma forte linha de 4 defensores ao lado de Jorge Gordillo e Alejandro Montenegro (laterais) e Oscar Ruggeri, um referência na bola parada ofensiva, e campeão do mundo naquele mesmo ano de 86 com a seleção argentina de Diego Maradona que conquistara a Copa realizada no México. O outro uruguaio daquele River Plate foi Antonio Alzamendi, autor do gol do título em Tóquio, e que compôs uma saudosa dupla de ataque no time Millonario, ao lado de Juan Gilberto Funes.

O River Plate chegou ao Japão após bater o América de Cali do goleiro Julio Cesar Falcioni e do Atacante Ricardo Gareca, hoje treinador da Seleção Peruana, na decisão da Copa Libertadores da América. O time Romeno carimbou seu passaporte para Tóquio ao conquistar o título de campeão europeu vencendo o Barcelona na final.

Confira os melhores momentos do duelo:

error: Futebol Latino 2023