bonus de cadastro

Relembre grandes nomes que foram revelados na Copinha

relembre-grandes-nomes-que-foram-revelados-na-copinha-Futebol-Latino-12-01
Foto: Divulgação/São Paulo FC

*Por Agência Conversion

Disputada pela primeira vez em 1969, a Copa São Paulo de Futebol Júnior, mais conhecida como “Copinha”, é um dos torneios envolvendo as categoriase de base mais tradicionais do Brasil. No início, apenas quatro das maiores equipes do estado paulista disputavam a competição. Com o passar dos anos, a relevância aumentou e se tornou o principal campeonato da categoria em todo o país.

Leia mais: Manchester United e Mauricio Pochettino estariam em contato por acordo
River Plate também surge como interessado em Valentín Castellanos

São 128 clubes dos mais diversos cantos do país espalhados por 32 sedes, concentradas no estado de São Paulo. A Copinha é organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e recebe as categorias de base dos times com jogadores que tenham, no máximo, 20 anos de idade. Como em 2021 o torneio foi cancelado por causa da pandemia de coronavírus, neste ano a FPF decidiu permitir que atletas nascidos até 2001 possam disputar, já que não tiveram oportunidade na edição anterior.

Apesar da tradição dos clubes grandes, que predominam os registros de campeões, houve algumas surpresas em alguns anos. Equipes formadas por empresários e que se desmancham após a competição, às vezes, desbancam os times maiores. É o caso do Roma Barueri que venceu o São Paulo na final de 2001.

A 52ª edição da Copinha, em 2022, dá início ao ano do futebol brasileiro, repleto de sonhos e de futuros grandes jogadores em campo. O torneio também é conhecido por ser um grande revelador de craques. Foi na edição de 1988 que o capitão do penta, Cafu, se mostrou ao futebol brasileiro. Na época, ele ainda jogava como atacante no São Paulo. Fez um ótimo campeonato e, no ano seguinte, foi contratado como jogador profissional.

Vice-campeão também com o São Paulo, em 2001, Kaká foi um dos maiores e mais vencedores de sua geração. Sendo o último brasileiro a ser eleito o melhor jogador do mundo, em 2007, quando atuava pelo Milan, os primeiros passos que o atleta deu no futebol foram justamente disputando a Copinha.

Atualmente no Paris Saint-Germain, o melhor jogador brasileiro que surgiu nos últimos anos tem a Copa São Paulo de Futebol Júnior no currículo. Neymar disputou duas vezes o torneio pelo Santos. Em 2008, aos 15 anos, tornou-se o jogador mais jovem a fazer um gol na competição (marca batida posteriormente). A segunda participação foi em 2009, aos 16 anos, quando a equipe foi eliminada nas oitavas de final. Semanas depois, Neymar fez a estreia no profissional.

É importante destacar que os atletas que disputam a Copinha são muito novos. A maioria ainda está em idade escolar. Além de tentar seguir o sonho de se profissionalizar no futebol, é fundamental que os garotos continuem com os estudos, com o acompanhamento de um setor responsável do clube formador. Seja em modelos institucionais públicos ou em sistemas de ensino para escolas particulares, independente do grau de evolução técnica ou potencial.

error: Futebol Latino 2023