*Por Danilo Di Grado
Após ser eliminado na terceira fase da Pré-Libertadores para o Olimpia, sendo derrotado nos pênaltis pelos paraguaios por 4 a 1, o Fluminense disputará agora a CONMEBOL Sul-Americana.
Leia Mais: Técnico do Paraguai manda recado antes das rodadas finais das Eliminatórias
Emocionante! Ex-Corinthians, atacante marca primeiro gol pós-doping
Como melhor campanha de sua história, acabou ficando com o vice-campeonato em 2009. Logo na primeira fase, o time carioca teve pela frente o seu maior rival, Flamengo. E se deu bem. Após um empate sem gols na ida, o Tricolor avançou ao empatar em 1 a 1 por conta do gol fora de casa.
Já nas oitavas de final, o adversário da vez foi o Alianza Atlético. Em uma primeira partida equilibrada terminando com o placar de 2 a 2, os brasileiros não deram chance na volta e golearam o rival peruano por 4 a 1 resultado que o fez seguir na briga pelo título.
Nas quartas de final, o Universidad de Chile foi o desafiante. Não tendo vida fácil novamente em um jogo de ida, o placar acabou ficando em 2 a 2. Porém, na volta, o Fluminense fez valer sua força e venceu o adversário por 1 a 0 garantindo assim sua vaga nas semifinais.
Já entre os quatro melhores, o Tricolor via a chance de perto de voltar à uma decisão. Entretanto, inicialmente, teria que passar pelo Cerro Porteño. No confronto de ida, os cariocas levaram a melhor vencendo por 1 a 0. Com a vantagem do triunfo na primeira partida, voltou a derrotar os paraguaios, agora por 2 a 1.
Na decisão, um velho conhecido apareceu pela frente. Tentando deixar de lado o vice da Libertadores em 2008, o time da capital carioca tinha a chance de dar o troco na LDU. Entretanto, os equatorianos mostraram que sua fase era melhor. Com o primeiro jogo sendo disputado em Quito, os Azucenas golearam por 5 a 1, situação que ficou difícil para os brasileiros. Tentando reverter o placar elástico, a equipe treinada por Cuca na época foi valente, porém mesmo fazendo 3 a 0 sobre o rival, acabou ficando com o vice-campeonato da competição vendo o rival comemorar a conquista em pleno Maracanã.
Entre os principais goleadores do Flu na histórica campanha, aparecem Fred (5 gols), seguido por Adeílson, Darío Conca e Gum (2 gols cada).