Na última quinta-feira à noite, o Bahia encarou o Santos na Arena Fonte Nova e venceu por 3 a 1. O resultado colocou o time dirigido por Paulo César Carpegiani na oitava colocação com 49 pontos, um a menos que o Flamengo, último integrante do G7 que dá direito a uma vaga na Libertadores.
Leia Mais: Gabriel Jesus é o novo Ronaldo? Não para Pep Guardiola
Em Santa Catarina, Ceará contra o Criciúma para carimbar acesso
Após o triunfo, os jogadores do Tricolor ficaram ainda mais empolgados e começam a sonhar de fato com a Liberta. Mas será que o torcedor do Bahia lembra quando foi a última participação do time na Libertadores? Sabe quantas vezes o Tricolor jogou a competição? Confira abaixo um resumo das participações do clube no torneio continental.
1960 – 1ª participação
Campeão Brasileiro de 1959, o Bahia ganhou o direito de jogar a primeira edição da Libertadores que, na época, era chamada de Copa dos Campeões da América. O campeonato tinha apenas sete times e o Tricolor enfrentou o San Lorenzo, da Argentina.
No jogo de ida, o time brasileiro perdeu por 3 a 0, na Argentina. No duelo da volta, a Fonte Nova foi o palco da eliminação Tricolor, já que o Bahia marcou três gols, mas sofreu dois.
1989 – 2ª e última participação
Diferentemente do que é hoje, quando o Brasileirão distribui vagas para inúmeras equipes, o Bahia voltou a jogar a competição por conta do título nacional em 88.
A fase de grupos foi extremamente positiva. No grupo 2, ao lado do Internacional e dos venezuelanos Deportivo Táchira e Marítimo, a equipe de Salvador terminou com a liderança e foi para o mata-mata cheio de confiança.
Nas oitavas o adversário foi o Universitario, do Peru. O primeiro jogo ficou empatado por 1 a 1 e na volta uma vitória do Bahia por 2 a 1.
Nas quartas o adversário foi o Internacional. Em dois duelos equilibrados, o Colorado levou vantagem no primeiro por 1 a 0 e segurou um empate sem gols para ficar com a vaga.