Fechando o círculo dos quatro grandes times do Rio de Janeiro, o Vasco é a equipe da qual falaremos agora na retrospectiva dos números de 2019 aqui no Futebol Latino.
Leia mais: Francisco Arce é apresentado como o novo técnico do Cerro Porteño
Paolo Guerrero revela que gostaria de voltar ao futebol peruano no futuro
Apesar de resultados razoáveis nas competições de mata-mata que disputou, a campanha no Brasileirão inspirava cuidados ao ponto da equipe se ver na necessidade de mudar o comandante trazendo um nome de grande experiência, porém na época um pouco fora do foco do mercado: Vanderlei Luxemburgo.
Entre olhares de otimismo e alguns menos crentes na virada de situação, o time Cruzmaltino apresentou mais organização na forma de jogar baseada nos contra-ataques. Como resultado, vaga na próxima Sul-Americana, uma campanha de sócio-torcedor que trouxe uma verdadeira “explosão” de adeptos e a esperança de que o clube conseguiria convencer Luxa a seguir seu trabalho em 2020.
Contudo, tendo proposta do Palmeiras e aparentemente receoso do clube ainda carente de fontes de renda mais volumosas, o treinador decidiu não permanecer e o Vasco acertou a chegada de Abel Braga.
Confira os números:
– 62 partidas realizadas (38 jogos da Série A, 18 partidas do Campeonato Carioca e seis na Copa do Brasil);
– 12° no Brasileirão, vice-campeão do Carioca e quartas de final na Copa do Brasil;
– 27 vitórias;
– 17 empates;
– 18 derrotas;
– 73 gols marcados;
– 66 gols sofridos;
– Yago Pikachu e Marrony, com nove gols marcados, foi o artilheiro do Vasco em 2019.