A temporada de 2019 do Santos é assunto agora na análise em números feita pelo Futebol Latino. E essas estatísticas tem a influência (para o bem e para o mal) tem nome e sobrenome: o técnico argentino Jorge Sampaoli.
Leia mais: Tabárez projeta início das Eliminatórias para a Copa de 2022
Independiente oficializa a chegada de Lucas Pusineri como novo técnico
Chegando ao clube em dezembro de 2018, Sampaoli trouxe uma ideia de jogo baseada na intensidade e troca de posições que trouxe à tona um estilo vistoso e quase sempre com muitos gols.
Mesmo com os resultados não sendo tão brilhantes como a sua maneira de atuar denotava, existia uma verdadeira adoração ao comandante argentino por jamais abrir mão de suas convicções.
Todavia, apesar de suas ideias bastante cultuadas e aceitas principalmente pelo torcedor santista, o técnico não entrou em acordo com a diretoria e o Peixe foi atrás do português Jesualdo Ferreira para o próximo ano.
Confira os números:
– 64 partidas realizadas (38 jogos da Série A, 16 partidas do Campeonato Paulista, oito na Copa do Brasil e duas na Copa Sul-Americana);
– Vice-campeão no Brasileirão, semi-finalista do Paulistão, quartas de final na Copa do Brasil e eliminado na primeira fase da Sul-Americana;
– 35 vitórias;
– 14 empates;
– 15 derrotas;
– 102 gols marcados;
– 55 gols sofridos;
– Carlos Sánchez, com 19 gols marcados, foi o artilheiro do Santos em 2019.